O Jornal de Santa Catarina recebeu nesta quarta-feira a visita de jornalistas especiais. Os 87 alunos que tiveram trabalhos selecionados no concurso Seja Jornalista Por Um Dia foram premiados em uma cerimônia. A maior parte esteve presente no evento, na companhia de pais e professores, e puderam conhecer a sede do jornal, lanchar e brincar. Além dos representantes de Blumenau, vieram estudantes de cidades como Itajaí, Santa Terezinha, Apiúna e Leoberto Leal.
Continua depois da publicidade
No evento foram revelados os 15 melhores trabalhos e o grande vencedor, o texto de autoria da aluna Beatriz Gonçalves, da Escola Barão do Rio Branco.
:: Veja o caderno do Seja Jornalista Por Um Dia
:: Confira o resultado do concurso Seja Jornalista Por Um Dia
Todos os selecionados receberam certificados, brindes e um crachá de Jornalista por um Dia, que permite o acesso à redação do jornal por um ano. Durante a tarde eles puderam conhecer as etapas da produção de uma edição de jornal, desde a apuração dos fatos até a rodagem no parque gráfico.
Continua depois da publicidade
O Seja Jornalista Por Um Dia incentiva a participação de alunos das redes pública e particular de toda a região a escrever e desenhar sobre assuntos que se encaixam nas editorias e cadernos do jornal, como Notícias, Sua Vida, Anexo e Donna. Os jornalistas do Santa selecionaram os melhores trabalhos, que foram publicados em um caderno especial dia 19.
O concurso recebeu 4.301 trabalhos de alunos da região. A escola pública que mais participou foi a Escola Básica Municipal Alto Rio da Anta, de Santa Terezinha, com 318 inscritos. Entre as particulares, a mais participativa foi a Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau, que reuniu 1.265 produções entre redações, poemas e desenhos.
O projeto surgiu em 1997 com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e desenvolver o senso crítico dos estudantes da região.