Duas medidas anunciadas para março prometem amenizar o caos no trânsito na BR-101, na Grande Florianópolis. Seis trechos de acostamento serão liberados para circulação de veículos entre os KM-210 e 202, em São José, no sentido Norte, até 1º de abril. Além disso, a lombada eletrônica situada no KM-202, também no sentido Norte, será desativada até 15 de março.

Continua depois da publicidade

As informações são do inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Luiz Graziano, em entrevista ao Direto da Redação.

Os seis trechos de acostamento que serão liberados para circulação de veículos ficam entre os KM-210 e 202, em São José. Nesses locais é possível fazer isso sem nivelamento de pista. Onde é preciso alguma obra, a terceira faixa só virá depois. A previsão da PRF é liberar os seis trechos até 1º de abril, após a implantação da sinalização adequada. A Concessionária Arteris e a Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) chegaram a um acordo sobre essa mudança. No sentido Sul, já existe a terceira faixa.

Já a desativação da lombada, prevista para acontecer até dia 15, tem o objetivo de evitar a retenção. Embora o dispositivo seja programado para a velocidade máxima de 80 km/h, motoristas costumam passar a velocidades mais baixas.

— Fizemos uma reunião com o pessoal da Autopista e da ANTT e ficou definido que a lombada eletrônico do KM-202 será desativada para ver como vai funcionar. Porque é 80 km/h, mas pessoas chegam a passar a 50 km/h — afirma o inspetor da PRF, Luiz Graziano.

Continua depois da publicidade

Caso o experimento der certo, vão retirar também as lombadas nos KM-205 e 206.