Praticar mais exercícios, comer mais frutas e verduras, beber mais água. Esses são apenas alguns dos muitos hábitos saudáveis que tentamos aplicar na rotina, principalmente quando uma nova semana começa. Mas entre eles você já pensou em incluir a massagem?
Continua depois da publicidade
Essa técnica milenar é usada por povos em todo o mundo não só para relaxar, mas como uma importante aliada no tratamento de doenças físicas e psicológicas.
Especializada em massagens asiáticas, Kely Kasue Matsuzake, do Ettrus Spa, em Florianópolis, selecionou seis técnicas que devolvem a vitalidade que precisamos para encarar os desafios do dia-dia. Ela explica os benefícios de cada uma delas:
1. Massagem tailandesa
Continua depois da publicidade
É considerada uma das melhores massagens do mundo. Feita no chão ou tatame, a pessoa fica deitada, usando roupas confortáveis que facilitem a movimentação. São aplicados movimentos rítmicos de massagem e alongamentos gradativos, sem forçar e nem gerar dor.
É como se fosse uma yoga passiva, todo o trabalho da mobilização fica com o terapeuta. O legal é que ela é nivelada, fazendo com que em cada sessão a pessoa sinta melhora na flexibilidade, alongamento, postura, circulação e consciência corporal.
2. Ashiatsu
Considerada a massagem mais luxuosa do mundo, por aparecer em filmes e ser praticada em navios, hotéis e spas, o Ashiatsu é feito com os pés.
Continua depois da publicidade
O terapeuta usa como forma de sustentação uma barra presa ao teto ou cordas para aplicar a massagem somente com os pés. Totalmente seguro e indolor, trata-se de uma massagem mais profunda trabalhando diretamente no relaxamento muscular.
No ocidente, particularmente aqui no Brasil, costumo atender homens e mulheres que gostam de uma massagem mais profunda. Os maiores adeptos dessa massagem são lutadores, jogadores de futebol e pessoas que fazem exercício físico mais intenso.
3. Massagem balinesa
A massagem balinesa tem origem na Indonésia, especificamente na ilha de Bali. É uma técnica fabulosa, mescla vários tipos de massagem, técnicas de pressão que melhoram a circulação sanguínea, diminuem o stress, mistura alongamentos, drenagem linfática, reflexologia e massagem sueca.
Continua depois da publicidade
Totalmente relaxante, é feita com óleo de coco. Você termina a sessão totalmente revigorado e perfumado, igualzinho como acontece em Bali.
4. Pedras quentes aromáticas
As pedras são dispostas ao longo dos músculos no intuito de transmitir energia. A energia gerada quando as pedras quentes estão em contato com o corpo é chamada de piezoelétrica. Essa energia diminui inflamações, melhorando a regeneração celular.
A massagem com as pedras é uma experiência única e extremamente relaxante, sem falar na associação da aromaterapia, realizada com óleos essenciais 100% puros, aplicados simultaneamente com as pedras.
Continua depois da publicidade
5. Drenagem linfática manual
A drenagem linfática é uma massagem que auxilia no processo de eliminação de impurezas e toxinas do organismo, através de manipulação de pontos específicos (gânglios linfáticos). Indolor, age como uma verdadeira vassoura no nosso corpo.
É pelo sistema linfático que percorre a linfa, líquido incolor e transparente que filtra impurezas. Quando há algum problema, esse líquido tende a ficar parado, acumulando toxinas que causam edemas, inchaços. É muito aconselhada nos processos pós-cirúrgicos por ter a capacidade de nutrir e regenerar o tecido, melhorando rapidamente a região.
6. Lipoescultura japonesa
É uma técnica minha. Aperfeiçoa a tradicional massagem modeladora. Indicada para a melhora do contorno corporal, redução de medidas, melhora do aspecto da celulite e gordura localizada.
Continua depois da publicidade
Acelera o processo de metabolismo e eliminação de toxinas, através de manobras estimulantes, drenantes, reflexologia podal, bamboo, e manipulação de pontos específicos para tratar prisão de ventre, insônia, estimulando o bom funcionamento dos órgãos como rins, fígado e bexiga.