A última rodada da primeira fase do Catarinense 2020 será decisiva. Ainda que seis das oito vagas estão definidas, a liderança está em aberto, assim como a definição dos times que farão o confronto contra o rebaixamento. Com os resultados deste domingo, Figueirense, Joinville e Criciúma se juntaram a Brusque, Avaí e Marcílio Dias, que já estavam classificados. As cinco partidas estão programadas para as 16h de domingo (15).
Continua depois da publicidade
Brusque, Avaí e Marcílio Dias serão mandantes nos jogos de volta das quartas de final, porque vão terminar nas quatro primeiras colocações. Com 17, 16 e 15 pontos respectivamente, ainda disputam o simbólico título de campeão da primeira fase.
Os três times chegam na última rodada em condição de terminar na liderança. Isso porque o Brusque empatou com o Concórdia e deixou escapar a chance de se garantir na frente por antecipação. Com a vitória do Avaí sobre o Juventus, o Leão da Ilha tem chance de tomar a dianteira, está com um ponto a menos. O Marcílio Dias, que ficou na igualdade com o Tubarão em casa, também tem chance.
O Figueirense (12 pontos) tem chance de também ser mandante do jogo de volta das quartas de final, e ainda terminar em terceiro – está em quarto depois do 0 a 0 com o Criciúma. Para isso, precisa vencer o Brusque no Orlando Scarpelli e torcer para que o Marcílio Dias perca para o Juventus, em Jaraguá do Sul, na rodada final.
O Figueira, ainda, precisa de resultado para não correr risco de ser ultrapassado. Joinville e Criciúma, com 10 pontos cada e também classificado, se enfrentam e quem vencer toma a quarta colocação em caso de tropeço do Alvinegro. Os tricolores do Sul e do Norte garantiram classificação no domingo, apesar de não vencerem. O Tigre empatou com o Figueira, enquanto o JEC perdeu para a Chapecoense.
Continua depois da publicidade
Juventus (8 pontos), Chapecoense (7), Concórdia (6) e Tubarão (6) chegam na última rodada disputando as duas últimas vagas pelas quartas, e também para evitar as duas últimas que levam ao mata-mata contra o rebaixamento. A Chape e o Moleque Travesso ainda têm chance de ultrapassar Joinville e Criciúma na classificação. Já o Galo do Oeste e o Peixe só avançam se ultrapassarem Juventus e Chapecoense, porque não têm como alcançarem o Tigre.
Depois de vencer a primeira no Catarinense 2020 e voltar para a briga, a Chapecoense terá de pontuar diante do Tubarão no Sul de Santa Catarina. Se empata, torce para que o Concórdia não vença o Avaí no Domingo Lima. Derrota para o Peixe bota a Chape no duelo do rebaixamento e o Tubarão nas quartas.
O Juventus pode avançar à próxima fase com empate diante do Marcílio Dias mesmo se Concórdia e Tubarão vencerem – sujeito ao saldo de gols, critério de desempate. Poderia ter ficado muito perto da classificação caso tivesse segurado o empate diante do Avaí (sofreu o gol da derrota nos minutos finais)
Galo do Oeste e Peixe precisam vencer, já que empate pode não bastar para ultrapassar a Chape mesmo se o Verdão do Oeste perder, por conta dos saldo de gols. A Chapecoense tem 0 de saldo, enquanto o Concórdia tem -2 e o Tubarão -7.
Continua depois da publicidade