O temporal que atingiu Blumenau na noite de quinta-feira causou estragos em seis ruas do município, conforme boletim divulgado na manhã desta sexta (13) pela Defesa Civil. O Norte da cidade foi a região mais atingida, onde o vento forte causou a queda de árvores e problemas na rede de energia elétrica, mas sem feridos.
Continua depois da publicidade
Nas ruas Antonina e Lídia Correia Tobias, ambas na Itoupava Norte, estão recebendo reparos da Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana na manhã desta sexta. Enquanto a primeira está com cratera na pista por conta de uma obra recente, a outra teve a queda de uma árvore, sem causar bloqueio na pista ou risco aos moradores. A previsão é que o trabalho siga até o meio-dia.
Na Rua Caramuru, bairro do Salto, uma árvore caiu sobre o pátio de duas residências, mas sem deixar feridos. Enquanto na Rua Gustavo Zech, na Itoupava Central, há um fio da rede elétrica solto. Os casos estão sendo atendidos na manhã desta sexta pelos bombeiros e Celesc, respectivamente.
Outras duas ruas também tiveram queda de árvore sobre a pista, mas com o material removido ainda na quinta. Na Rua Engenheiro Udo Deeke, no Salto do Norte, os bombeiros fizeram a retirada. Já na Rua Max Link, na Vila Itoupava, os bombeiros tiveram apoio da Celesc por conta do incidente ter atingido a fiação de energia elétrica.
Chuva intensa em apenas meia hora
Apesar de não ter registrado incidentes, a região central de Blumenau teve o maior volume de chuva na noite de quinta-feira. Conforme o AlertaBlu, a estação do Parque Ramiro Ruediger teve concentração de 25,6 mm em apenas meia hora, entre 18h45min e 19h15min, o maior índice pluviométrico registrado no município.
Continua depois da publicidade
De acordo com a medição da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e clima, a estação instalada em Blumenau registrou 21 mm no período de uma hora. O número corresponde a praticamente todo o volume registro ao longo dos últimos sete dias (23 mm) e 65% dos últimos 15 dias (32 mm).
Tempo estável nos próximos dias
A chuva intensa de quinta-feira não deve se repetir nos próximos dias. A previsão do AlertaBlu é que o tempo fique estável nesta sexta-feira, com uma massa de ar frio se deslocando para o município e queda nas temperaturas. Há possibilidade apenas de uma chuva fraca e isolada no fim da tarde por conta da umidade vinda do mar.
O tempo deve seguir assim até domingo, quando haverá o deslocamento de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul e da Argentina, semelhante àquela que causou o temporal de quinta. As condições para pancadas de chuva aumentam, principalmente durante o fim da tarde.