Santa Catarina tem risco de chuva forte, com granizo, vendaval e possibilidade de descargas elétricas na tarde desta terça-feira (23). Conforme a Defesa Civil, as regiões que devem ser mais afetadas pelos temporais são o Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Segundo o órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, em parte do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul há ainda risco para alagamentos. Por isso, os municípios dessas regiões devem ficar em alerta. O risco é baixo a moderado para desastres.
Conforme a Defesa Civil, a forte chuva no Estado é causada por influência de um sistema de baixa pressão e presença de calor e umidade.
Veja as dicas da Defesa Civil para se proteger dos temporais:
— Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados;
— Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;
— Se estiver na praia, jamais fique na água;
— Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se que o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade;
— Em caso de temporal com raios, tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.
Continua depois da publicidade
Leia também
Multa de R$ 500 para quem não usar máscara: entenda as regras e como será a fiscalização em SC
Bandidos armados com metralhadora roubam vacinas da Covid após invadir unidade de saúde
Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença