O turismo catarinense foi reconhecido na segunda edição do Prêmio Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo. Seis projetos de Santa Catarina conquistaram o reconhecimento e receberam os prêmios na noite de quarta-feira (4), em cerimônia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
Tanto os finalistas quanto os vencedores foram escolhidos através do voto popular. O prêmio entre as categorias de “Iniciativas de Destaque” e “Profissionais de Destaque no Turismo”.
Como profissional do ano, na categoria de Micro e Pequenos Empreendedores, Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho foi o vencedor. Conhecido pelos roteiros nos pontos turísticos de Florianópolis, o empreendedor buscou a inspiração do projeto em passeios guiados na Europa.
— Esse prêmio é uma prova que podemos oferecer uma alternativa de turismo além das prais. A ideia é colocar Florianópolis no mapa do turismo cultural — disse o empreendedor.
Iniciativas inovadoras do Estado também foram reconhecidas pelo prêmio. Duas startups estão entre as vencedoras: a Reviewr e a Smart Tour. Os projetos investem na tecnologia para desenvolver o turismo estadual.
Continua depois da publicidade
Na categoria de Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo, a Reviewr foi reconhecida pela parceria que realizou com o poder público. Através da solução desenvolvida pela startup, a prefeitura de Florianópolis consegue monitorar 30 pontos turísticos da Capital em tempo real. A plataforma coleta e reúne todas as avaliações feitas pelos visitantes com o objetivo de apontar melhorias, sugestões e investimentos para os locais.
Já a Smart Tour criou uma plataforma que fornece informações turísticas em diversos idiomas. O projeto utiliza os beacons, dispositivos de localização que comunicam-se por bluetooth com os smartphones dos visitantes. O acesso pelos turistas ainda gera relatórios em tempo real com os dados das visitações para contribuir nas decisões sobre investimentos no setor.
Confira a lista dos vencedores
Iniciativas de Destaque
1º lugar
Categoria: Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo
Nome: Monitoramento da Reputação Online dos Atrativos Turísticos de Florianópolis
Proponente: Reviewr | Customer Review Intelligence
1º lugar
Categoria: Tecnologia no Turismo
Nome: Smart Tour, com a solução Smart Survey: pesquisa de Demanda Turística via IoT.
Proponente: Smart Tour
3º lugar
Categoria: Marketing e Comercialização do Turismo
Nome: Beto Carrero World. Nova Área Temática Hot Wheels
Proponente: Beto Carrero World
2º lugar
Categoria: Turismo Social
Nome: Plano de Acessibilidade da Marejada Itajaí, Maior Festa do Pescado do Brasil
Proponente: Secretaria de Turismo de Itajaí
Profissionais
1º lugar
Categoria: Micro e Pequenos Empreendedores
Nome: Rodrigo Leitis Stüpp (Guia Manezinho)
1º lugar
Categoria: Organizações Não Governamentais
Nome: Fabiana Dickmann (Assessora de Turismo e Cultura da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí)
Leia as últimas notícias do NSC Total
Continua depois da publicidade