Desde quarta-feira (24), seis pacientes pacientes com Covid-19 morreram aguardando leitos de UTI em Xanxerê, no Oeste de SC, segundo a prefeitura. A última vítima registrada é um homem de 63 anos com comorbidades que estava internado no Hospital Regional São Paulo desde terça-feira (23).
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC
> Em colapso, Santa Catarina tem 155 pessoas na fila de espera por leito de UTI
Xanxerê vive um colapso na rede de saúde e teve situação de calamidade pública decretada na quinta-feira (25) por causa da pandemia. Conforme a Secretaria de Saúde, no momento, onze pessoas estão internadas no ambulatório de campanha, 10 pacientes estão intubados no Hospital Regional São Paulo, enquanto outras 28 pessoas esperam por leitos de UTI Covid-19 na unidade hospitalar.
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Segundo o último boletim divulgado pelo município no domingo (28), Xanxerê já registrou 68 mortes por covid-19 e tem 990 casos ativos no momento.
Reforço na saúde
No início da tarde de domingo (28), 20 respiradores portáteis enviados pelo Ministério da Saúde chegaram em Xanxerê. Desses, 17 ficarão no Hospital Regional São Paulo, e outros três serão utilizados em outras unidades de saúde.
Além do reforço de equipamentos, a prefeitura de Xanxerê também convocou médicos, fisioterapeutas e psicólogos da rede particular para que atuem no sistema público de saúde atendendo pacientes com Covid-19. Os médicos terão que prestar seis horas semanais de serviço nas próximas duas semanas.
Leia também
SC tem mais de 95% de ocupação de UTIs adulto em 5 das 7 regiões
Continua depois da publicidade
Pacientes que chegam às UTIs em SC são mais jovens, mais graves e sem comorbidades
O que está proibido ou com restrições parciais nos próximos 15 dias em SC; entenda o decreto