Seis funcionários do Presídio Regional de Joinville contraíram coronavírus. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16), pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa do Governo de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Além deles, outros cinco servidores estão sendo monitorados — todos estão em isolamento domiciliar. De acordo coma SAP, até a tarde desta terça-feira não havia registro de internos com teste positivo para Covid-19 na unidade prisional.
O juiz de Direito da Vara de Execuções Penais da Comarca de Joinville, João Marcos Buch, divulgou uma carta em que relata que um dos servidores está internado em Curitiba. Segundo ele, a Secretaria de Administração Prisional informou que foram realizados 50 testes rápidos em 35 agentes e 15 servidores da saúde do Presídio e o resultado foi de seis casos confirmados. Pelo relato, todos estão assintomáticos e já foram dispensados para o isolamento domicilar.
Ele também confirmou a informação de que não há detentos com coronavírus e que, na Penitenciária Industrial de Joinville, nenhum caso de servidor e tampouco de detento infectado ou com sinais foi relatado até o momento.
“Mesmo assim todos os servidores serão testados. Com referência aos detentos, tanto do presídio como da penitenciária, muitos estão sendo aleatoriamente testados, bem como serão testados todos aqueles que eventualmente vierem a apresentar sinais de infecção. O teste é rápido e o detento aguarda o resultado sem voltar para a cela. Se positivado, será o detento colocado em isolamento e monitorado permanentemente pela equipe de saúde”, escreve ele.
Continua depois da publicidade
De acordo com o juiz, esses espaços para isolamento já existem porque foram criados com as vagas deixadas após 300 detentos em grupo de risco e do regime semiaberto com aberto próximo, serem colocados em prisões domiciliares, conforme recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça. Atualmente, há mais de 2 mil internos no sistema prisional de Joinville que permanecem no presídio e na penitenciária.