Por volta das 4 horas, moradores da localidade de Vila Freitas, em Guaramirim, acordaram assustados com um barulho forte e faíscas nos postes. As casas onde residem ficam próximas a SC-108, que liga a cidade a Massaranduba, onde parte do acostamento da rodovia cedeu. O deslizamento gerou uma onda de lama que atingiu doze residências – seis delas ficaram completamente destruídas. A rodovia estadual está completamente bloqueada no trecho, ainda sem previsão de liberação.
Continua depois da publicidade
— De madrugada, começou um barulho e alto e umas faíscas que parecia que estava pegando fogo nos postes. Só deu tempo de sair todo mundo de casa porque a gente não sabia o que estava acontecendo. Foi um susto para todo mundo — conta a costureira Maiara Comim.
Somente com o raiar do dia é que foi possível mensurar os estragos na comunidade. Havia casas soterradas, parte da fiação elétrica a mostra e até um carro ficou parcialmente encoberto pelo barro. Das doze casas atingidas – seis delas ficaram complemente destruídas. Alguns moradores conseguiram salvar somente a roupa que vestiam no momento do deslizamento.
— Eu perdi tudo: meus móveis, roupas, mantimentos… Não deu tempo de salvar nada, mas claro eu acho que poderia ter sido uma tragédia bem maior – lamenta a cabeleira, Gilda Nogueira.
Grupo pede que moradores deixem as casas
Mesmo nas casas que não foram atingidas, os moradores estão sendo orientados pelos técnicos da Defesa Civil a deixarem os imóveis para evitar novos acidentes. O Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (Graac) orienta aos moradores que não utilizem o trecho da SC-101, até que a situação esteja normalizada.
Continua depois da publicidade
As pessoas que precisarem de abrigo, o Projeto Fome de Amor está oferecendo o seu espaço. O Grupo de Respostas e Ações Coordenadas possui um veículo à disposição recolhendo as pessoas que precisam de abrigo. Segundo a Prefeitura, a situação de emergência foi decretada no município, cerca de dez pessoas foram encaminhadas para os abrigos e mais 100 estão na casa de familiares.
— Vamos trabalhar em ação social junto para ajudar essas pessoas e que se sensibilizem e saiam desta região atingida pelo deslizamento até que o tempo melhore e a situação esteja normalizada — explica Osvaldo Gonçalves, coordenador estadual da Defesa Civil na cidade.
Além da SC-108, aconteceram deslizamentos menores nos bairros Nova Esperança e Guamiranga. Até o início desta tarde, as ruas Valdir Prüsse no bairro Nova Esperança e a rua Hervino Hanemann, bairro Avaí, também estavam interditas. As aulas foram suspensas nesta segunda-feira em todas escolas e CEIs da rede municipal. A Secretaria de Educação também suspendeu os ônibus escolares.
Veja também:
Municípios da Região Norte estão entre os mais atingidos pelas chuvas em SC
FOTOS: chuva provoca alagamentos em cidades de Santa Catarina
Continua depois da publicidade