O tabu brasileiro no Onbongo Pro Surfing pode ser quebrado no domingo, na Praia Mole. Apenas dois sul-africanos – David Weare e Greg Emslie – conseguiram classificação para as quartas-de-final que vão abrir o domingo decisivo do único evento de nível máximo 6 estrelas da América do Sul, contra seis brasileiros. O carioca Pedro Henrique assume a vice-liderança do ranking se chegar nas semifinais.

Continua depois da publicidade

O paranaense Jihad Kohdr garante vaga no World Championship Tour (WCT) – divisão de elite mundial – do ano que vem se alcançar a final. Já o alagoano Marcondes Rocha e o carioca Raoni Monteiro podem entrar na lista dos 15 surfistas que o WQS indica para completar WCT, só que os dois vão se enfrentar na última quarta-de-final.

E o pernambucano Paulo Moura, que já ultrapassou a barreira dos nove mil pontos que garantem vaga no WCT, e o recordista do Onbongo Pro Surfing, Heitor Alves, do Ceará, formam outro confronto verde-amarelo na segunda bateria. O último dia da competição será iniciado às 9h e a final está prevista para começar às 12:30 horas em Florianópolis (SC).