Desde o início da Aventura pelos Mares do Mundo, a quarta-feira foi o dia com maior movimento no píer de atracação da Regata Transat Jacques Vabre. Seis barcos cruzaram a linha de chegada em Itajaí e animaram os visitantes da Vila da Aventura. Todos foram recebidos com muita festa, fogos de artifício, música popular brasileira e caipirinha. A dona de casa Marilene Mazera Castro acompanhou a chegada de uns dos barcos e se emocionou com o momento.
Continua depois da publicidade
– A festa é muito bonita para se acompanhar. É tocante a alegria deles durante a chegada, após tantos dias no mar – diz.
O primeiro a chegar foi o terceiro colocado da classe Multi50, no início da madrugada de ontem. O barco Rennes Métropole/ Saint-Malo Agglomeration garantiu a medalha de bronze da categoria. A embarcação atracou quase cinco dias após o primeiro colocado, o FenêtraA Cardinal.
A dupla de velejadores formada pelo francês Gilles Lamiré e pelo italiano Andrea Mura, era esperada para a noite de terça-feira, mas a meteorologia não colaborou e os atletas chegaram por volta das 2h de quarta, após 19 dias e 16 horas de regata.
Continua depois da publicidade
– Tudo aconteceu muito bem durante a viagem, mas nós tínhamos muita pressa em chegar à cidade – declarou Lamiré ao público.
O último barco da Multi50, o Vers un Monde Sans Sida, atracou no píer da Vila da Aventura por volta das 11h. O multicasco guiado pelos franceses Erik Nigon e Samy Villeneuve traz a mensagem da luta contra a AIDS e levou 20 dias para completar o percurso de quase 10 mil quilômetros. Ao público, a dupla agradeceu a recepção e declarou que depois da instabilidade das condições climáticas, no mar, a melhor recompensa foi o dia de sol.
Imoca
O movimento não parou durante a tarde com a chegada dos últimos colocados da categoria Imoca. A chegada de um barco atrás do outro encantou os turistas. A dupla Louis Burton e Guillaume Le Brec, do Bureau Valléem, cruzou a linha de chegada pouco depois do meio-dia e ficou com o quinto lugar.
Continua depois da publicidade
A embarcação protagonizou uma disputa acirrada com o sexto colocado, o Votre Nom Autour du Monde. Os dois veleiros brigaram milha a milha e adicionaram um pouco mais de tempero à regata.
A sexta dupla, Bertrand de Broc e Arnaud Boissières, atracou por volta das 14h30min e só não conquistou o 5º lugar por causa de 15 minutos de diferença. A organização do evento concedeu duas horas de bonificação à equipe por ter prestado assistência ao trimarã Arkema, que capotou no início da regata. Contudo, o tempo extra não foi suficiente para alterar o resultado.
Por volta das 19h estava prevista a chegada do sétimo colocado da Imoca, o veleiro Energa com os poloneses Zbigniew Gutkowski e Maciej Marczewski.
Continua depois da publicidade
Os dois últimos colocados na categoria Imoca são esperados em Itajaí a partir das 11h desta quinta. Os veleiros Team Plastique e Initiatives cceur brigam pela oitava colocação da classe. Eles devem chegar à cidade próximos um do outro. Depois deles, a previsão é de que novos barcos cheguem apenas no sábado.