Está aberta a temporada da baleia Franca em Santa Catarina. O primeiro passeio embarcado para visualização aconteceu no último sábado, em Garopaba e Imbituba, e pelo grande número de animais avistados – foram seis, sendo um filhote – este deve ser um dos melhores anos para este tipo de turismo.

Continua depois da publicidade

A coordenadora do Instituto Baleia Franca (IBF), a bióloga Mônica Pontalti, explica que a quantidade avistada surpreendeu, pois a temporada está apenas começando e neste período as aparições costumam ser poucas.

– Isto é um bom sinal. Provavelmente teremos um grande número de visitantes este ano, ou seja, os turistas podem vir que está garantido – afirma a bióloga, ressaltando que o pico da temporada é entre agosto e setembro.

No ano passado, a região recebeu 172 animais, sendo a média costuma girar entre 100 e 200. O recorde foi em 2006 com 194. Já 2009, foi o pior ano, com apenas 62 registros.

Continua depois da publicidade

A bióloga explica que os mamíferos procuram Santa Catarina nesta época do ano para parir, já que a água é mais quente e tranquila, propícia para o parto e as primeiras semana de vida do filhote.

– As características geográficas das praias do Estado atraem as baleias, que buscam aqui também proteger o filhote de predadores.

O avistamento dos animais pode ser feito por terra, nos costões ou alto de morros, de preferência com o uso de binóculos. Mas a melhor alternativa é o avistamento embarcado, serviço que é oferecido por duas empresas em Garopaba e uma em Imbituba. Os valores variam de R$ 40 a R$ 90 por pessoa, com desconto para crianças e grupos. Os embarques acontecem todos os dias, sem horário definido. Eles ocorrem de acordo com a demanda. Mais informações: www.baleiafranca.org.br ou (48) 3255-2922.

Continua depois da publicidade