Seis respiradores enviados pelo governo de SC ao Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, precisaram ser substitídos nesta sexta-feira (3), após apresentarem problemas. A troca dos ventiladores ocorreu um dia após a UTI reservada para casos de Covid-19 chegar a 100% da lotação no hospital.
Continua depois da publicidade
> Confira os detalhes do avanço do coronavírus em SC em um mapa interativo
No último balanço estadual, Balneário Camboriú registrava 1737 casos confirmados de coronavírus e 386 pacientes ativos para a doença, segundo dados do Governo de SC, e 18 óbitos – mais da metade deles, nos últimos 10 dias.
Os aparelhos da empersa WEG tinham sido enviados na última terça-feira (30), pelo governo estadual. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC), uma equipe técnica esteve no estabelecimento hospitalar durante a tarde desta sexta e constatou que a unidade não possui um engenheiro clínico para realização dos ajustes necessários. Ainda, segundo a SES, também foram observadas dificuldades técnicas, como a falta de válvulas na instalação usada para testes.
– Estamos acompanhando a utilização dos equipamentos e iremos agendar treinamento presencial na WEG justamente para ajustar detalhes e calibragens – disse o superintendente de Hospitais Públicos da SES, pneumologista Márcio Judice.
Continua depois da publicidade
Homem fantasiado de “morte” divulga mensagem a idosos e é dispersado pela PM em Blumenau
Os seis equipamentos que apresentaram falhas foram recolhidos pela WEG e outros seis aparelhos foram enviados pelo Estado ao hospital. Técnicos da empresa realizaram as instalações, segundo a SES, para liberar os respiradores com a urgência que a unidade hospitalar demanda.
A Secretaria de Saúde ainda informou que, entre os 260 ventiladores já entregues em unidades de todo o estado, os seis enviados a Balneário Camboriú, foram os únicos que necessitaram substituição.
O que diz a empresa WEG
Procurada pela reportagem, a empresa WEG informou que técnicos foram enviados ao hospital tão logo teve conhecimento sobre os problemas relatados.
Veja a nota na íntegra
A WEG recebeu a informação de que ventiladores pulmonares modelo WL3 teriam apresentado problemas durante a realização de alguns testes conduzidos pela equipe do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Prontamente, a companhia enviou técnicos ao Hospital de modo a prestar todo apoio e assistência para atender à resolução dos problemas alegados.