Ronnie Lessa e Élcio Queiroz serão julgados nesta quarta-feira (30) pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes após seis anos da data do crime. O júri está previsto para começar às 9h, no 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, com fim previsto para esta quinta-feira (31). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O júri será formado por 21 pessoas comuns, com sete sendo sorteadas na hora. Elas ficarão isoladas e dormirão nas dependências do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). O grupo será o responsável por dizer se Lessa e Élcio são culpados ou inocentes pelo crime.
Ao todo, nove testemunhas serão ouvidas, sendo que sete delas foram indicadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), incluindo Fernanda Chaves, assessora de Marielle e sobrevivente do atentado, e duas pela defesa de Lessa. A defesa de Élcio Queiroz desistiu de ouvir as testemunhas que tinha solicitado.
Quem são os presos apontados como mandantes do assassinato de Marielle Franco
Continua depois da publicidade
Lessa e Queiroz também serão ouvidos por videoconferência dos presídios onde estão: Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, e no Centro de Inclusão e Reabilitação, em Brasília, respectivamente.
Após a decisão, a juíza Lúcia Glioche define o tamanho da pena. O Ministério Público vai pedir ao Conselho de Sentença a condenação máxima, que pode chegar até 84 anos.
Quais os crimes que os dois respondem?
- Duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima);
- Tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle;
- Receptação do Cobalt prata, clonado, que foi usado no crime.
Cronologia do caso Marielle Franco
Continua depois da publicidade
Leia mais
Ronnie Lessa afirma que matou Marielle por promessa de chefiar nova milícia no Rio
Sai a primeira condenação na investigação do caso Marielle Franco