Policiais civis e militares em Santa Catarina serão mobilizados, a partir do próximo sábado, numa operação especial para garantir a segurança no processo eleitoral deste ano. O policiamento será intensificado até o recolhimento das urnas nas seções eleitorais, no domingo de votação.
Continua depois da publicidade
A ordem para a realização da Operação Eleições 2010 foi expedida na terça-feira pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
O reforço no policiamento nas comarcas eleitorais começa às 22h do sábado e visa atender as demandas dos juízes e promotores eleitorais.
Continua depois da publicidade
Haverá a presença de uma guarnição da Polícia Militar (PM), um delegado de polícia, um escrivão e dois agentes da Polícia Civil em cada área de votação.
O acompanhamento das ações policiais em todas as regiões será feito a partir de uma base montada no Comando Geral da PM no Centro de Florianópolis.
Números
No próximo dia 3, mais de 4,5 milhões de eleitores devem votar no Estado. Os candidatos serão escolhidos em 17.420 urnas eletrônicas, distribuídas em 14.862 seções eleitorais e 3.998 locais de votação.
Sem lei seca
A exemplo do que ocorreu nas últimas quatro eleições em Santa Catarina, neste ano não haverá lei seca. Os comércios poderão comercializar bebidas alcoólicas livremente no dia 3 de outubro. A medida, segundo o secretário da Segurança Pública, André Luis Mendes da Silveira, será adotada por não existir lei específica para a proibição.
Continua depois da publicidade