Os cosplayers se destacam e chamam a atenção da maioria dos visitantes no Blumenau Comic’s Experience (BCX) 2024, é verdade. Mas, no meio de tantas cores e conversas paralelas, dona Terezinha Aparecida Foltcz se mantém firme no cargo de segurança do evento durante o sábado (27). Quem passa por ela na entrada do setor 1 da Vila Germânica sequer imagina que, por trás da roupa social, existe uma mãe com o coração acelerado toda vez que pensa na possibilidade de encontrar pessoalmente o responsável por ter transformado a vida da família dela. Seria a oportunidade perfeita para dizer ao menos um “obrigado”. Por ela e pela filha.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Aos 55 anos, dona Terezinha é fã do Youtuber Luba, que tem, atualmente, mais de 8,7 milhões de inscritos na plataforma. O primeiro contato com o produtor de conteúdo veio há cerca de dez anos, depois que a filha mais nova — à época, uma adolescente — enfrentava a depressão.
Terezinha havia se separado do marido e a situação acabou abalando psicologicamente a menina de 12 anos. Tudo mudou, porém, depois que as duas conheceram os vídeos cômicos do youtuber catarinense. Assim, surgiu uma tradição na casa: sempre que a mãe voltava do trabalho, Terezinha ia para o quarto com a filha assistir às “palhaçadas” do streamer, como ela mesma diz. E foi isso que, de acordo com a mãe, ajudou a caçula a se reerguer naquele momento tão difícil.
— Isso tirava a falta que ela sentia do pai. A gente dava altas risadas. E até hoje ela ainda vê videos dele, com 21 anos. Era o que distraía, tirava coisas ruins da cabeça dela. Era como se a gente conhecesse ele — conta a mãe.
Continua depois da publicidade
Dublador do Homer Simpson faz visita inédita a Blumenau no BCX: “Quero morar aqui”
A partir dali, o amor das duas pelo youtuber só aumentou. Luba se tornou o “alívio cômico” na vida da mãe e da filha e as uniu ainda mais daquele momento em diante. Dona Terezinha, além de se divertir com os vídeos do catarinense, passou a sentir uma gratidão pelo streamer que não cabia no peito.
Quando aceitou a função de segurança no BCX, neste sábado, ela confessa que sabia que poderia ter a chance de vê-lo, nem que fosse de longe. A história da dona Terezinha comoveu a organização do evento, que decidiu fazer esse tão esperado encontro finalmente acontecer.
Fãs da cultura geek e pop “invadem” Blumenau e mudam a cara da Vila Germânica; FOTOS
Antes do youtuber subir no palco, ela foi surpreendida ao ser colocada frente a frente com Luba. Sem conseguir conter as lágrimas, dona Terezinha o abraçou e expressou, em poucas palavras, a importância que ele teve na vida dela e da filha.
— Mesmo sem saber, você fazia a gente rir, tirava a nossa tristeza todos os dias — disse ao Luba, que retribuiu o carinho com outro abraço apertado.
Continua depois da publicidade
Assista ao vídeo
Independente do motivo por trás da ida dos visitantes ao BCX 2024, a edição deste ano mostrou ir além do entretenimento ou da obrigação — como no caso de dona Terezinha, que estava a trabalho. Como mencionado pelos idealizadores do evento, Ana Cristina e André Santos, o Blumenau Comics Experience se tornou uma verdadeira “fábrica de sonhos”.
— Isso vai ficar marcado para sempre. Realizei um sonho — diz dona Terezinha.
Programação do BCX 2024 no domingo (28)
Esta é a primeira vez que o BCX ocorre no Parque Vila Germânica, em Blumenau. No ano passado, o evento estreou no Teatro Carlos Gomes e recebeu aproximadamente 4 mil visitantes. Para 2024, porém, a expectativa da organização é que o número dobre e 8 mil pessoas passem pelo espaço.
Entre as principais atrações deste sábado (27), estavam os dubladores Melissa Garcia — de Dragon Ball Z e Irmão do Jorel — Carlos Alberto, que interpreta, em português, o Homer, de “Simpsons”, e o criador de conteúdo Luba.
Este domingo (28) ainda prevê a participação de Manolo Rey — que dá voz a Tobey Maguire, em Homem-Aranha — e Cláudio Galvan — dublador oficial do Pato Donald, além de concursos de k-pop e “melhor cosplay”.
Continua depois da publicidade
Confira a programação completa aqui.
Veja como foi o primeiro dia do evento
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Fotos antigas revelam como era Camboriú antes de “perder” a praia há 60 anos
Fotos antigas revelam o charme da Estrada de Ferro de Santa Catarina em Blumenau e região