A Polícia Militar terá um efetivo de 140 pessoas envolvidas na segurança do clássico entre Avaí e Figueirense, domingo, às 16h, no Orlando Scarpelli. Além disso, a atenção está redobrada por causa dos episódios do último fim de semana, quando o árbitro Célio Amorim foi atacado por torcedores do Figueirense e que a delegação avaiana foi hostilizada na chegada de Brusque, precisando da ajuda da polícia para afastar os manifestantes.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Avaí
Mais sobre o Figueirense
Acesse a tabela do Campeonato Catarinense
Continua depois da publicidade
– Nós teremos o apoio do Batalhão de Choque, da Cavalaria e também do Canil. Faremos barreiras em torno do estádio e fiscalização em todos os portões. Além disso, a torcida organizada Mancha Azul será escoltada da Ressacada até o Scarpelli antes e depois do jogo – explica o Major Rodrigo Carlos Dutra, do 22º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança no clássico de domingo.
Além dos últimos problemas com as torcidas em SC, as brigas entre torcedores de Corinthians e Palmeiras, também no final de semana, acabaram com 56 pessoas detidas e um homem morto. A atitude do governo paulista para evitar esses conflitos foi determinar torcida única em todos os clássicos no estado até o final da temporada.
Segurança SC: acesse o site da campanha
No encontro entre Avaí e Figueirense o clima é tranquilo entre os clubes, que já pensaram em produzir um setor misto, que inclusive foi acordado em uma reunião com o Ministério Público em junho de 2015. Apesar de ainda não terem conseguido botar em prática, os clube são parceiros e inclusive o presidente do Figueirense, Wilfredo Brillinger, deixou claro que se a procura de ingressos da torcida do Avaí for maior que os 2 mil disponibilizados o Alvinegro disponibilizará mais dois mil tickets.
Continua depois da publicidade
— Nós estamos atentos aos fatos ocorridos no último final de semana e a nossa inteligência trabalha para trazer o clima entre as torcidas antes do jogo. Conhecemos os presidentes da Gaviões Alvinegros e Macha Azul eles já sabem os nosso procedimentos e até agora não temos um clima tenso entre os torcedores — completou Major Dutra.
A promotoria de defesa do consumidor, do Ministério Público de Santa Catarina, informou que não haverá nenhuma ação extraordinária para a partida de domingo.