Na reta final do segundo turno das Eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) espera que o pleito do próximo domingo (30) seja tranquilo no Estado. Entre os pontos que despertam a atenção dos organizadores estão a formação de longas filas – fato que marcou o primeiro turno das eleições – além da segurança, tanto durante a votação quanto após a divulgação dos resultados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Segundo o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro, a expectativa é de que no segundo turno a votação seja mais ágil, principalmente por causa do número de cargos a serem votados, que são apenas dois.
— A gente viu essa situação [das filas] e ela tem algumas questões que são muito pontuais em Santa Catarina. Uma delas é que nós tivemos a transferência temporária de eleitores – em especifico nas cidades com caracteristica turistica – e isso aumentou o número de eleitores naquelas seções. Mas também teve o impacto que era em relação ao número de eleitores na seção ou da própria biometria. Isso já foi conversado e, no segundo turno, até pela caracteristica da eleição, que de cinco cargos, nós vamos ter apenas dois, esse tempo deve ser minimizado — explica o diretor do TRE-SC.
Empresa em SC é acionada por assédio eleitoral e discriminação a nordestinos
Continua depois da publicidade
No âmbito da segurança, os órgãos estão organizados para atuar com sistema de inteligência, além da presença nas ruas, de acordo com o TRE-SC.
— Os agentes de Estado em Santa Catarina já têm uma atuação de inteligência a respeito disso. Teremos esse monitoramento no Estado para que transcorra tudo de forma tranquila, em especial no pós-eleição, e essa ação já está em curso. Vale dizer que em 2022 tivemos a metade das ocorrências apuradas em 2018, o que para nós já mostra uma maturidade cada vez maior do cidadão catarinense — afirma Gonsalo Ribeiro.
Em Santa Catarina, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal convocou policiais que trabalham em funções administrativas ou em regime híbrido de teletrabalho para que se apresentem presencialmente na segunda-feira, dia seguinte ao segundo turno, conforme noticiou a colunista Dagmara Spautz.
As urnas eletrônicas estão nos 99 cartórios eleitorais de Santa Catarina, mas só serão levadas aos locais de votação depois do sorteio que definirá os 35 aparelhos que serão auditados. Esse sorteio ocorre no próximo sábado (29), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
TRT determina multa de R$ 10 mil por funcionário do comércio que sofrer assédio eleitoral
A votação ocorrerá das 8h às 17h e os eleitores que estão com a situação eleitoral regularizada, mas que não votaram no primeiro turno, podem votar no próximo domingo.
— São duas eleições independentes. Se ele não votou ou não justificou no primeiro turno, ele pode votar no segundo turno tranquilamente. Para regularizar essa situação [o eleitor] tem até 60 dias após a eleição para fazer a sua justificativa, se não fez no dia. Para quitar a multa também pode ser usado o e-título, pagando a multa via pix ou cartão de crédito — ressalta Gonsalo Ribeiro.
Vídeo explica tudo sobre as Eleições 2022
Leia também
Cidade de SC tem um dos 35 bairros do Brasil que deram 100% de votos à Lula; veja lista
Eleitora que divulgou fake news sobre falha em urna terá que pagar multa em Joinville