A última pesquisa eleitoral antes do 2º turno das Eleições 2020 em Blumenau reforça a vantagem de Mário Hildebrandt (Podemos) sobre João Paulo Kleinübing (DEM). O atual prefeito tem 61,1% das intenções de voto contra 24,5% do adversário na pesquisa estimulada, conforme levantamento feito pelo Instituto Paraná de Pesquisas a pedido da NSC Comunicação.

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Quando se tratam de votos válidos — excluindo brancos, nulos e indecisos — Hildebrandt tem 71,3% das intenções de voto, contra 28,7% de Kleinübing, vantagem que vem sendo mantida pelo atual chefe do Executivo desde o 1º turno.

A pesquisa ouviu 660 eleitores blumenauenses entre quarta-feira (25) e sexta-feira (27). As perguntas foram feitas por telefone, devido à pandemia do coronavírus. O primeiro questionamento foi em quem a pessoa votaria caso a eleição fosse naquele dia. Além dos 61,1% para Hildebrandt e 24,5% para Kleinübing, 7,4% disseram que irão votar em branco ou nulo e 7% não sabem ou não responderam.

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A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95% — o que significa que há uma probabilidade de 95% de os números retratarem o atual momento eleitoral em Blumenau.

Se excluídos os brancos, nulos e indecisos e contabilizarmos apenas os votos válidos — que é como o sistema do Tribunal Superior Eleitoral expõe a apuração — a vantagem de Mário Hildebrandt fica ainda mais evidente: o atual prefeito tem 71,3% das intenções de voto, contra 28,7% de Kleinübing — uma vantagem numérica de 42,6 pontos percentuais. 

Em relação à primeira pesquisa do 2º turno contratada pela NSC Comunicação e divulgada no último dia 23, ambos oscilaram dentro da margem de erro.

A pesquisa ainda perguntou aos eleitores blumenauenses quem eles acham que será o próximo prefeito de Blumenau — independentemente do candidato em quem votariam. Nesse questionamento, 75,2% disseram acreditar que Hildebrandt irá comandar a cidade pelos próximos quatro anos e 13,9% apontaram que o próximo chefe do Executivo será João Paulo Kleinübing. Outros 10,9% não souberam ou não responderam.

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Se compararmos o potencial de votação de Hildebrandt da primeira pesquisa do 2º turno com esta, houve pouca mudança. Neste último levantamento, 42,7% dos entrevistados disseram que com certeza votariam no candidato do Podemos para prefeito de Blumenau — eram 42% no início da semana. Outros 32,3% alegaram que poderiam votar em Hildebrandt, percentual idêntico à pesquisa divulgada no último dia 23.

Já o potencial eleitoral de Kleinübing teve evolução numérica positiva, porém dentro da margem de erro. Ao todo, 18% dos eleitores entrevistados disseram que com certeza votariam no candidato do DEM para prefeito de Blumenau — eram 16,9% na primeira pesquisa do 2º turno. Outros 37,9% indicaram que poderiam votar em JPK, 2,7 pontos percentuais a mais em relação ao levantamento do início da semana. O índice de eleitores que não votariam no ex-prefeito caiu um pouco: passou de 45,6% para 42% nesta semana.

Ausências de Hildebrandt no 2º turno

A reta final da campanha do segundo turno foi marcada por um problema de saúde do prefeito Mário Hildebrandt. No último sábado (21), ele passou mal durante o debate da NDTV, precisou ser hospitalizado e chegou a ser internado no Hospital Santa Isabel. Hildebrandt ganhou alta no dia seguinte e foi orientado a ficar em repouso até quarta-feira (25). Na quinta (26), voltou a sentir cansaço, passou por uma bateria de exames — inclusive de Covid-19 — e cancelou também a sabatina que teria com o Jornal de Santa Catarina. Essa mesma orientação médica foi a justificativa do candidato do Podemos para cancelar, também, a participação no debate da NSC TV.

Ficha técnica

Período avaliado: entre 25 a 27 de novembro de 2020

Amostra: 660 eleitores

Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da covid-19

Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

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Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TSE: sob o número SC-06078/2020

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