Será realizado na noite desta sexta-feira (27) o debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre nas Eleições 2020. Na corrida pelo cargo estão Manuela D’Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB), que receberam no primeiro turno 187.262 (29%) e 200.280 (31%) dos votos válidos, respectivamente.
Continua depois da publicidade
O encontro será transmitido ao vivo pela RBS TV, G1RS e pela Rádio Gaúcha, a partir das 22h30min, logo após a novela “A Força do Querer”. O debate, como padrão adotado pela TV Globo, terá três blocos.
> Saiba como acompanhar os debates do segundo turno nas capitais do Brasil
> Segundo turno: o que pode e o que não pode no dia da votação
O primeiro e o terceiro bloco serão de perguntas livres entre os candidatos. As questões deverão ser formuladas em 30 segundos, com 1 minuto e meio de resposta, um minuto para réplica e 45 segundos para a tréplica.
Continua depois da publicidade
Já no segundo bloco, os candidatos farão quatro perguntas entre si sobre temas pré-determinados que serão sorteados ao vivo. Os tempos serão os mesmos dos demais blocos. No último bloco, os dois candidatos terão ainda dois minutos para considerações finais.
> Saiba como será o debate ao vivo entre os candidatos à prefeitura de Joinville
Conheça os candidatos
Manuela D’Ávila
Natural de Porto Alegre, Manuela D’Ávila, 39 anos, iniciou na política em 2004, quando concorreu a vereadora da capital gaúcha. Foi deputada federal em 2010, e deputada estadual em 2014. Nas eleições de 2018, ela concorreu a vice-presidente do Brasil, ao lado de Haddad (PT), no pleito que elegeu Jair Bolsonaro.
> Manuela D’Ávila x Sebastião Melo: como será reta final do 2º turno em Porto Alegre
Sebastião Melo
Goiano de Piracanjuba, Sebastião Melo, 62 anos, foi vice-prefeito de Porto Alegre de 2013 a 2016. Também foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul, em 2018. Na eleição municipal anterior, Melo lançou sua candidatura para a prefeitura de Porto Alegre. Ele chegou ao segundo turno, mas perdeu para o atual prefeito Nelson Marchezan Junior (PSDB). O tucano tentou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno das Eleições 2020, com 21,07% dos votos.
> Eleições em Porto Alegre: quem são os vices de Manuela D’Ávila e Sebastião Melo?