A Polícia Federal divulgou um balanço parcial que aponta que, até as 15h deste domingo (27), 26 pessoas foram detidas por suposta prática de crimes eleitorais neste segundo turno das eleições municipais. Os casos ocorreram no Maranhão (2), Mato Grosso do Sul (2), Paraíba (1), Paraná (2), Tocantins (2) e Rio de Janeiro (2). Nenhuma cidade de Santa Catarina tem segundo turno. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A PF não detalhou, contudo, quais foram os crimes cometidos e em quais cidades as ocorrências foram registradas. Até a última atualização desta reportagem, foram apreendidos R$ 93,6 mil em bens e valores, incluindo um carro na cidade de Campina Grande (PB).

Já segundo o Ministério da Justiça, que reúne dados da PF, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e das forças estaduais de segurança, foram contabilizados 31 registros de crime eleitoral.

Para fiscalizar as eleições municipais e garantir a segurança do pleito, o governo montou uma operação especial, que envolve PF, Polícia Rodoviária Federal, Exército e forças de segurança estaduais. Segundo o Ministério da Justiça, mais de 23 mil agentes foram mobilizados para atuação neste segundo turno.

Continua depois da publicidade

De acordo com o órgão, 180.954 pessoas justificaram as ausências nas urnas até as 9h no Brasil. No exterior, o número de justificativas foi 14.224 mil até as 7h30min deste domingo. As justificativas podem ser feitas pelo aplicativo e-Título até as 17h e também nos postos de justificativa para quem está no Brasil.

Acompanhe todas as notícias sobre Eleições 2024 no Brasil

Clima de tranquilidade

Apesar dos casos, o governo e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consideram que o domingo de votação em 51 municípios brasileiros transcorre com “tranquilidade”. Presidente do órgão, Cármen Lúcia destacou o clima pacífico do pleito.

— Não houve intercorrências nem fora do que seria previsto, nem um número de urnas devidamente distribuídas e em andamento no trabalho, sem nenhum tipo de dificuldade. Nós tememos pelas condições climáticas em alguns locais que até agora continuam também sem nenhum tipo de problema. Então, o que nós agora queremos é que termine este domingo com o mesmo clima de tranquilidade, de direitos exercidos sem qualquer tipo de obstáculo — afirmou.

Leia também

O que está em jogo no segundo turno das eleições neste domingo

Apuração em tempo real do segundo turno das Eleições 2024