Há quem ache um exercício de projeção um tanto incorpóreo pensar no biquíni do próximo verão enquanto nem tiramos os casacos do closet. O que dizer então dos prognósticos para desejos de 2016? Previsões de tendências de moda e comportamento (ou futurologia, para alguns) são o principal negócio do portal global WGSN, que durante o São Paulo Fashion Week reuniu imprensa e empresários para um evento que apontou para muito além dos desfiles de verão que rolaram no Parque Villa-Lobos ou na Marina da Glória, nas semanas de moda recentes.

Continua depois da publicidade

Esta edição do WSNG@SPFW teve peso especial já que foi a primeira depois da fusão do portal britânico com o bureau de tendência americano Stylesight e da compra da consultoria brasileira Mindset. Com o tema Utopia da Informação, o encontro teve na apresentação de Leticia Abraham, diretora da Mindset, seu momento mais interessante. Leticia apresentou as Super Trends – três macrotendências da WGSN para a temporada outono-inverno 2015-2016, com referências vindas de ambos portais: WGSN e Stylesight. A apresentação, recheada de vídeos impactantes e referências pop, fala muito mais de sociologia e antropologia do que de roupa em si. Cada macrotendência (confira detalhes de cada uma a seguir) dá conta de um perfil social que tende a crescer na sociedade em um futuro próximo. A partir daí, o portal desenvolve uma análise sobre de que forma tais perfis serão transportados para o estilo e a moda.

Nesta edição, o seminário foi encerrado com uma mesa redonda formada por membros do Grupo FLUX, rede de inovadores brasileiros criada pelo WGSN. Mediado por Andrea Bisker, CCO do Grupo WGSN na América Latina, o papo contou com Jackson Araujo, consultor criativo do projeto Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), e a designer Gilda Midani.

Continua depois da publicidade

SUPER-HERÓIS SOCIAIS

Pessoas não se sentem representadas pelo governo e transformam frustração em engajamento. Há a emergência de um autêntico senso de compaixão e de ideias criativas e uma clareza de que está tudo interligado. Quebra de um ciclo de autismo social e superindividualismo graças ao desejo de viver e não apenas sobreviver. Desejo de se reconectar ao outro.

Dividido em três tendências:

Urban proact – proatividade urbana

Goord Deeds – boas ações e boas práticas

Sou(l) business – capitalismo social?

Foto: Pimp My Carroca/Divulgação

Sintoma

Idealizado pelo artista e ativista paulista Thiago Mundano, o Pimp my Carroça é um projeto social, ambiental e cultural que visa tirar os catadores da invisibilidade ‘pimpando’ (tunando ou customizando, na tradução livre) suas carroças.

Foto: Marc Jacobs/Divulgação

Reflexo na moda

A investigação da questão social inspira uma interpretação mais rigorosa do design.

Vetores: vintage moderno, designers japoneses, proporções inesperadas e influência do esporte

DIVINIZAÇÃO DOS DADOS

O futuro será direcionado pela informação, mas suportado pela intuição, assim como o design contemporâneo se inspira no antigo simbolismo.

Continua depois da publicidade

Dividido em três tendências:

Embodiment – Tecnologias aplicadas ao corpo para suprir ou incrementar funções biológicas

Self tracking – Aparelhos, aplicativos e sites que mapeiam atividades pessoais como o próprio sono, por exemplo

Low-fi – Termo que se apropria do conceito de baixa qualidade para uma ode ao estilo de vida mais simples, conectado com a natureza e menos produzido.

Foto: Neil Harbisson/Divulgação

Sintoma

Neil Harbisson, artista daltônico que inventou um mecanismo que lhe permite “ouvir” cores

Continua depois da publicidade

Foto: Vivienne Westwood/Divulgação

Reflexo na moda

Moderno mistura ao vintage, tricôs pesados, camadas punk, cores vivas e tweed

UTOPIAS COTIDIANAS

Busca de pequenos paraísos no dia a dia, retirando o excesso e deixando apenas o que é essencial. Valorização dos elementos fundamentais da vida: o tempo, a simplicidade e o prazer.

Dividido em três tendências:

Viceless – Vida sem excesso, sem vícios

Micro adventures – Espaços para pequenas fugas, como o festival Psicodalia, em Rio Negrinho, Santa Catarina

ReLOVution – O amor como combustível da contemporaneidade. Os antigos amores líquidos são substituídos pelo novos amores modernos

Continua depois da publicidade

Foto: Notas sobre uma escolha/Divulgação

Sintoma

Manu, Hugo e os filhos Tomé e Nina trocaram a vida confortável em Lagoa Santa (MG) para morar na Chapada Diamantina (BA). Entre altos e baixos, Manu relata nos posts do blog Notas Sobre uma Escolha como está sendo a vida no campo, onde produzem o próprio alimento.

Foto: H&M/Divulgação

Reflexo na moda

Silhueta oversized, cores claras e xadrez clássico.

A jornalista viajou a convite da organização do evento WGSN@SPFW