Um Boeing 787 da Japan Airlines (JAL) com destino a Tóquio teve seu voo cancelado nesta terça-feira, em Boston, após um vazamento de combustível, no dia seguinte a um incêndio a bordo em um aparelho da companhia do mesmo tipo, informaram as autoridades americanas.
Continua depois da publicidade
“O voo 7 da Japan Airlines derramava combustível quando se preparava para decolar”, afirmou Matthew Brelis, porta-voz da Massport, a autoridade aeroportuária de Boston (Massachusetts). Cerca de 150 litros de combustível vazaram no incidente, ocorrido ao meio-dia local.
O avião está sendo avaliado, mas as causas do vazamento permanecem ignoradas, informou um funcionário da JAL.
Na segunda-feira, outro Boeing 787 Dreamliner da JAL registrou um incêndio a bordo, durante uma faxina sem passageiros.
O Bureau de Segurança Nacional de Transportes (NTSB) enviou três inspetores e uma equipe técnica para investigar o avião incendiado, ao que parece por um problema elétrico.
Continua depois da publicidade
A Boeing emitiu um comunicado afirmando ser “prematuro” falar em “incidente” no caso do incêndio de segunda-feira antes de uma investigação completa, e lembrou que as chamas surgiram durante a “limpeza do avião”, provavelmente de uma “bateria utilizada para dar partida no gerador auxiliar turbo”.
Os dois incidentes ocorrem quando a Boeing acelera sua produção de aviões de porte médio, similares ao Dreamliner 787, que teve sua reputação prejudicada por problemas técnicos e atraso nas entregas.
A Boeing garante que o incidente de segunda-feira não tem qualquer elemento comum a casos precedentes.
“Nada que observamos neste caso indica uma relação com outros problemas no sistema elétrico do 787 que implicaram em falhas”.
Continua depois da publicidade