O resultado do segundo exame antidoping surpresa feito por Anderson Silva 13 dias antes da luta contra o norte-americano Nick Diaz, em Las Vegas (EUA), deu negativo para a substância HGH (hormônio humano de crescimento). A informação foi revelada nesta segunda-feira pelo site especializado MMA Junkie.
Continua depois da publicidade
Esse segundo teste não é a contraprova do primeiro exame, que deu positivo para as substâncias drostanolona e androsterona. A equipe do lutador deve entrar com pedido de contraprova nos próximos dias sobre o primeiro exame.
Entenda o efeito das substâncias encontradas no exame de Anderson Silva
O novo exame antidoping também foi feito pelo Laboratório de Medicina Esportiva da Universidade de Salt Lake City, credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA), que havia realizado primeiro teste do dia 9 de janeiro e constatou o doping do lutador.
A Comissão Atlética de Nevada recebeu os resultados do segundo exame antidoping em 2 de fevereiro, ou seja, um dia antes de ter em mãos o teste positivo do primeiro exame do lutador. Como esse segundo deu negativo, não o trouxeram a público naquele momento.
Continua depois da publicidade
Por acusação de doping, Anderson Silva tem R$ 16 milhões bloqueados pelo UFC
Os resultados do antidoping feito pelo ex-campeão dos médios do UFC em 31 de janeiro, no dia da luta, ainda não foram revelados.
Anderson Silva será julgado pelo resultado positivo pela Comissão Atlética de Nevada, que é o órgão regulador do esporte ligado ao governo, no dia 17 de fevereiro. É a comissão que encomenda os testes para o Laboratório de Pesquisa de Medicina Esportiva e Exames de Utah e que depois repassa para o UFC, procedimento idêntico ao adotado com as firmas que promovem lutas de boxe.
Técnico de Anderson Silva acredita em inocência e diz que Spider “está triste”
Se for considerado culpado, pode pegar uma suspensão de 9 meses a um ano, sua vitória sobre Nick Diaz será transformada em no-contest (sem resultado), além de ter de pagar uma multa.
Fora do reallity
Também nesta segunda-feira, foi divulgado que Anderson foi cortado do The Ultimate Fighter Brasil 4, que já estava tendo suas gravações em Las Vegas, a pedido da Comissão Atlética do Estado de Nevada. Para o lugar do Spider foi escalado o veterano Rodrigo Minotauro.
Continua depois da publicidade
“O UFC e a Globo, emissora que transmite o reality show no Brasil, respeitam a decisão da Comissão e entendem que isto permitirá a Anderson focar sua atenção na atual situação. Anderson Silva tem sido um atleta excepcional, um campeão, verdadeiro embaixador do esporte, e o UFC continuará apoiando o lutador durante todo o processo legal”, escreveu o UFC em nota, dias depois de o presidente Dana White ter declarado que iria manter o atleta no reality show.
Caju Freitas: “Pode ser o fim de Anderson Silva no MMA”
* ZH e agências