A jornada de um empreendedor exige persistência e determinação. Para quem deseja se tornar um empreendedor, algumas perguntas têm de ser feitas: Você está preparado para receber muitos "nãos" e continuar tentando? Você gosta de correr riscos? Você é otimista?
Continua depois da publicidade
Universidades que estimulam o autoconhecimento são universidades com perfil empreendedor. Quando universidades e empresas trabalham juntas, o resultado é portas abertas para novos empreendedores.
Instituições de ensino de Florianópolis vêm investindo na área do empreendedorismo e incentivando seus alunos a entrarem na onda já que, para muitos estudantes, a diferença é grande quando chegam ao mercado de trabalho e nem sempre conseguem fazer com que a teoria vá ao encontro da prática.
Só 36% dos estudantes universitários brasileiros estão satisfeitos com a iniciativas de empreendedorismo que encontram na graduação. Além disso, apenas 7% das instituições abordam assuntos práticos, como a gestão de pequenos negócios. E apenas 22,6% promovem a conexão entre alunos e investidores.
Diferente de algumas cidades catarinenses, Florianópolis acompanha as mudanças que o mercado pede e procura sempre inovar. Segundo Maria Cristina Zambon, coordenadora de curso, há suporte suficiente:
Continua depois da publicidade
— A gente sai da teoria e vai para a prática, empoderando estas pessoas, para que elas deem asas aos próprios sonhos e ideias — relata.
A coordenadora também conta que a resiliência é muito trabalhada, ou seja, a capacidade de trabalhar com frustrações e saber ouvir um "não" e transformá-lo em "sim".