Frequentemente desprezado por analistas políticos americanos, os debates na corrida pela Casa Branca ganharam a importância por redefinirem os papéis dos candidatos na campanha.
Continua depois da publicidade
Na noite de hoje Barack Obama e Mitt Romney encontram novamente para o segundo debate das eleições americanas, desta vez na Universidade de Hofstra, em Long Island. Obama, usando terno escuro e gravata vermelha, e o ex-governador de Massachusetts, usando terno também escuro e gravata azul com listras, entraram no cenário especialmente preparado para o debate às 21h locais (22h de Brasília) para este debate de 90 minutos durante o qual responderão a perguntas feitas por um grupo de 82 eleitores indecisos.
A mediadora deste debate é a jornalista Candy Crowley, da emissora CNN.
Diferentemente do encontro anterior, o formato de hoje é chamado “town hall meeting” e conta com perguntas da plateia para os dois candidatos. O que também foi diferente foi a postura de Obama. Se em Denver, o presidente estava apagado, neste debate, ele estava acesso e no ataque.
A primeira pergunta veio de um jovem, sobre a dificuldade de encontrar emprego depois de formado em um curso universitário, foi para o republicano Mitt Romney.
Continua depois da publicidade
– Não vai ser como nos últimos quatro anos a classe média foi esmagada. Quando você se formar, e eu for o presidente, você terá um futuro brilhante – disse o republicano
Obama também respondeu.
– Não só o seu futuro será brilhante, mas o futuro dos EUA também será. Incentivos para empresas que criarem empregos aqui.
O presidente se mostra mais combativo perante Romney, chamando o adversário republicano de ferramenta dos ricos e da indústria do petróleo.
– O governador Romney diz que ele tem um plano de cinco pontos. Ele não tem um plano de cinco pontos. Ele tem um plano de um ponto e este é assegurar que aqueles que estão no topo entrem no jogo com regras diferentes – condenou Obama. – Esta tem sido sua filosofia no setor privado, esta tem sido sua filosofia como governador e esta tem sido sua filosofia como candidato à Presidência. Você pode mandar empregos para fora do país e conseguir redução de impostos por isso – criticou.
Continua depois da publicidade
Respondendo rápida e ferozmente aos comentários de Romney, olhando diretamente para seu oponente, Obama defendeu seu plano de energia limpa e declarou:
– O plano dele é deixar as companhias de petróleo escreverem a política energética dos Estados Unidos.
Os dois candidatos interromperam um ao outro várias vezes, acusando-se mutuamente de desonestidade, enquanto discutem temas como criação de emprego e política energética, 11 dias depois de seu primeiro debate, no qual o desempenho do presidente foi amplamente criticado.
Obama atacou as mudanças de posição do adversário. Em especial, quando ele teve de se posicionar mais à direita durante as primárias republicanas. Como era previsto, Obama criticou a matemática de Romney, que afirmou que aumentaria o orçamento das forças armadas e, ao mesmo tempo, diminuiria os impostos de toda a população para estimular a economia.
Continua depois da publicidade
Romney contra-atacou:
– Estamos falando de um presidente que apenas aumentou a dívida pública do país e vai aumentar ainda mais.