O segundo caso de Monkeypox, a chamada varíola dos macacos, foi confirmado em Santa Catarina neste sábado (16). Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), o paciente é um homem de 31 anos que mora no município de Leoberto Leal, na Grande Florianópolis. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o homem teve febre e lesões pustulosas na cabeça, pescoço e membros superiores no último dia 6 de julho. Ele tem histórico de viagem à região Centro-Oeste e Sudeste do país. 

De acordo com a Dive, o paciente está internado e o quadro evolui bem. A situação é acompanhada pelas vigilâncias epidemiológicas do município e do Estado e os contatos do paciente também foram rastreados e estão em monitoramento.

> Covid, varíola dos macacos e mais: por que estamos registrando “boom” de doenças?

Continua depois da publicidade

O primeiro caso de Monkeypox em Santa Catarina foi confirmado no dia 7 de julho, em um paciente de São Paulo que esteve em Florianópolis. Este primeiro caso foi considerado importado. 

Ao todo, 11 casos de Monkeypox foram notificados em Santa Catarina e oito foram descartados, segundo a Dive. Um caso está em observação e dois foram confirmados. 

Leia também 

MPSC vai apurar atendimento pediátrico em UPAs e postos de saúde de Florianópolis

SC tem metade das crianças sem vacina da gripe e só 30% imunizadas contra Covid