O segundo paciente que teve o caso de gripe influenza A confirmado no Rio de Janeiro apresentou sintomas mais graves do que o amigo, que também está internado em quarto isolado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). A mãe do jovem foi internada neste sábado com sintomas da doença.
Continua depois da publicidade
Segundo a Drª. Regina Barbosa Moreira, chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, o jovem apresentou sintomas de pneumonia viral. É o 1º caso de transmissão de pessoa para pessoa no país. A médica afirmou, no entanto, que os três pacientes estão bem, e que o quadro de saúde de todos é estável. Eles permanecem em observação.
Segundo o Ministério da Saúde, o amigo teve contato com o paciente no último dia 3. Na terça, ele já apresentava os sintomas. No dia seguinte, foi internado no Hospital do Fundão.
Os jovens e a mãe de um deles estão em quartos especiais, que têm duas portas de acesso. A segunda só é aberta depois que a primeira se fecha, para evitar a circulação do vírus. Dentro, há um ar-condicionado individual e um filtro que limpa o ar. Além do telefone, os pacientes têm acesso a uma televisão.
A mãe do segundo jovem contaminado com a nova gripe no Rio também está isolada e passa por exames, mas a confirmação se é ou não a nova gripe só deve sair em 48h ou 72h.
Continua depois da publicidade
– É um caso suspeito, ela está com os sintomas – afirmou o diretor do hospital, Alexandre Cardoso.
As informações são do site G1.
> Tire dúvidas sobre a gripe e a febre amarela
Saiba mais no gráfico animado:

Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.