Neste domingo (29), o Street Art Tour apresenta uma live de inauguração da segunda etapa do mural em homenagem a Franklin Cascaes (1908 – 1983), no Centro de Florianópolis. O artista Thiago Valdi compartilha detalhes de sua pesquisa e curiosidades sobre alguns dos novos elementos do trabalho: a lendária Kombi, a professora Elizabeth Pavan Cascaes e o amigo Peninha.
Continua depois da publicidade
Além de Valdi e do artista Tudix, que apoia a execução da obra, a sobrinha de Franklin, Raquel Cascaes, também participa do papo, que será conduzido pelo jornalista Rodrigo Stüpp, do Guia Manezinho. A transmissão será feita pelo perfil do Street Art Tour no Instagram, às 17h.
A segunda etapa do mural Franklin Cascaes começou a ser pintada no dia 2 de novembro, na lateral do edifício Atlas, na rua Tenente Silveira. O projeto foi iniciado e lançado em 2017 por Valdi, pioneiro na pintura de mural de grandes dimensões na Capital. O artista aprofundou as pesquisas sobre a vida e obra do folclorista manezinho para esta nova fase do projeto, idealizada por ele e pelo produtor Victor Moraes Heyde.
– Essa etapa dá continuidade ao painel original, com as mesmas cores e elementos gráficos semelhantes. Aproveitei para contar outras coisas da vida pessoal e da obra de Franklin – explica o artista.
> Documentário sobre os Bee Gees ganha primeiro trailer; veja
Continua depois da publicidade
Se no primeiro mural o retrato de Cascaes está em evidência, junto a reproduções de alguns de seus desenhos, dessa vez o destaque será para uma narrativa da vida pessoal do pesquisador por meio dos retratos da Kombi, da companheira Beth e de Peninha, além, ainda, de uma representação do conto Balanço Bruxólico. Valdi foi atrás de imagens exclusivas do acervo da família para reproduzir.
– Franklin prezava muito os costumes do povo e queria que a arte fosse um jeito de ensinar isso para todos – diz Valdi. – Com esse painel, conseguimos contar toda a história dele. Ao ver a obra concluída, as pessoas poderão conhecê-lo e, com isso, falar e valorizar mais a cultura da cidade.
A partir da conclusão da pintura do painel, a realidade aumentada será integrada à obra ainda em dezembro deste ano: apontando com o celular para a pintura, a partir da interface do aplicativo do Street Art Tour, os usuários terão acesso a conteúdos como vídeo sobre vida e obra de Franklin Cascaes, com animação de elementos do mural, em português, inglês e espanhol; fotos de trabalhos originais do artista e acervo inédito de imagens de arquivo pessoal de Franklin que foi cedido pela família.
> Nelly vai interpretar Chuck Berry em cinebiografia de Buddy Holly
Live de apresentação do Mural Franklin Cascaes
Domingo, 29/11, às 17h
Online, no perfil do Street Art Tour no Instagram (@streetarttourfloripa)