A segunda etapa da 4ª Volta a Santa Catarina em Mountain Bike foi anulada. A decisão foi tomada no domingo, dia 2, após reunião entre organizadores e comissários da Federação Catarinense de Ciclismo. De acordo com o árbitro geral da prova, César Sánchez, a determinação foi amparada pelo regulamento da União Ciclística Internacional (UCI).
Continua depois da publicidade
O motivo que levou a organização a optar pela anulação da etapa de 52 quilômetros entre Campo Alegre e São Bento do Sul foi um erro de sinalização. Os atletas acabaram tomando o caminho para Corupá e não para São Bento do Sul, local da chegada. Somente cinco atletas, que conheciam a região, pegaram o caminho certo.
Segundo o regulamento da UCI, as competições da Classe D2 devem ter um máximo cinco etapas, mas disputadas em quatro dias. Para que isso ocorra, vai ser considerada a colocação da etapa de circuito, antes nula. Esta etapa, última e decisiva, vai ser disputada no dia 5, dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Malwee, em Jaraguá do Sul. A premiação da etapa anulada vai ser dividida entre os vencedores das etapas que ainda faltam.