O presidente do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), Fulvio Rosar Neto, afirmou na manhã desta quinta-feira, em entrevista ao programa Notícia na Manhã, da rádio CBN/Diário, que o órgão vai cumprir todas as determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre abertura de uma licitação para o transporte coletivo da Grande Florianópolis. O prazo, estipulado pelo auditor-substituto de conselheiro Cleber Muniz Gavi, é de doze meses e foi baseado em uma auditoria que identificou problemas no atual serviço.

Continua depois da publicidade

— Seguiremos à risca todas as determinações do TCE, inclusive o prazo estipulado — disse Rosar.

Estado busca recursos para implantar o sistema de transporte BRT em SC

Ainda de acordo com o presidente do Deter, existe a possibilidade da formação de um consórcio das empresas que já operam o sistema, a exemplo do que aconteceu em Florianópolis com o consórcio Fênix. Tudo será definido por meio do processo licitatório. Rosar disse ainda que o funcionamento do novo sistema levará em conta o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Região da Grande Florianópolis (Plamus) e um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre integração.

Continua depois da publicidade

— Instituímos ainda em 2015 uma comissão para estudar a experiência de outros estados. Buscamos no país o que há de melhor para licitar o nosso transporte — afirmou.

Rosar também lembrou que as empresas responsáveis pelo transporte intermunicipal continuam operando em razão de uma batalha jurídica iniciada ainda na década de 1990. No ano passado, foi julgada inconstitucional uma ação movida pelos empresários e iniciaram-se os estudos para o processo licitatório.