Em sintonia com o clima descontraído e despojado da praia, dois novos bares prometem atrair os veranistas até o fim da temporada em Atlântida, no litoral norte do Estado. Bar 1 e Bar 2, instalados lado a tlado em uma área total de 2 mil metros quadrados, foram inspirados nos pubs que funcionam em prédios abandonados em Budapeste, daí o nome de ruins bars (bares em ruínas).
Continua depois da publicidade
Seus projetos arejados se baseiam no aproveitamento da estrutura remanescente – ali funcionou uma badalada casa noturna nos anos 1990 e 2000. E mais: na reutilização de mobiliário retrô, garimpado em antiquários de Porto Alegre e da Região Metropolitana, que se misturam a soluções arquitetônicas contemporâneas com a cara do verão.
– Identificamos uma tendência, que é a dos bares do Leste Europeu, todos com peças antigas que seriam descartadas, dentro de um conceito tão atual que é a sustentabilidade – diz Natasha Vontobel, autora do projeto conceitual, arquitetônico e cenográfico, junto com Evelise Vontobel, arquitetas do Telini Vontobel Arquitetura de Exterior, da Capital.
Com abundante vegetação preexistente, o paisagismo se limitou a aprimorar a natureza farta.

– Havia maricás e capororocas, ambas árvores nativas, bambus e diversas plantas rasteiras e aquáticas. Introduzimos somente fórmios verdes e algumas touceiras de bambu para complementar o cenário do local – explica Natasha.
Continua depois da publicidade

Ambientação diferenciada
Os dois bares,com entradas independentes e plantas que compartilham a mesma cozinha (o único espaço fechado, junto com os banheiros), tiveram a ambientação desenvolvida de acordo com o público.
O Bar 1, voltado para uma faixa etária de até 25 anos, segue proposta alternativa e livre, caracterizada pelo uso das mesas de apoio feitas com tonéis pintados e bancos de pallets coloridos (abaixo) pintados pelo designer Antonio Torriani, que realizou o projeto cenográfico dos bares juntamente com as arquitetas. Quanto às cores, surgem os tons em voga: laranja, roxo, verde, vermelho e preto, tudo sobre o cinza do piso rústico de cimento alisado e lixado.

Já o Bar 2, focado num público mais maduro, recebeu dezenas de mesas e cadeiras de cores e formatos diferentes (fotos abaixo) dentro da linha de reaproveitar os materiais, e piso de cimento rústico antiderrapante.


– Os banheiros do Bar 2, que não existiam, foram construídos com sobras de materiais da antiga casa noturna, como pia (abaixo), vasos, mictórios, azulejos e ladrilhos hidráulicos – detalha Natasha Vontobel.
Continua depois da publicidade
