Cerca de 6 mil membros da Igreja de Deus Internacional, com sede nas Filipinas e espalhada por 100 países em todos os continentes, estão reunidos em Florianópolis. Desde sexta-feira, eles participam de um evento no Ilha Shopping, às margens da SC-403, trevo dos Ingleses, Norte da Ilha de Santa Catarina. Mas foi a presença deles em espaços públicos que mais chamou a atenção. O tipo físico e as vestes, onde as mulheres usam saias coloridas e compridas, causou estranhamento.

Continua depois da publicidade

No Ilha Shopping, bandeiras marcam as delegações vindas de todos os estados brasileiros e de lugares mais distantes, como Austrália, Cingapura, Emirados Árabes, Israel, Estados Unidos, Canadá. Também é forte a presença de povos latinos, como peruanos, bolivianos, colombianos e argentinos.

Pela proximidade, as placas de ônibus em maior número são do Rio Grande do Sul e do Paraná. Mineiros, paulistas e nordestinos preferiram viajar de avião. Parte preferiu hospedar-se em hoteis, pousadas e alugou casas nas praias do Norte da Ilha. Muitos preferiram ficar em barracas, armada no entorno do shopping.

Filipino é o idioma oficial, mas existem tradução para três diferentes línguas

Continua depois da publicidade

Os seguidores, que negam se tratar de uma seita, seguem ensinamentos e crenças baseadas nas Sagradas Escrituras. São homens e mulheres de todas as idades, inclusive crianças, instruídos a seguir fielmente as doutrinas de Cristo e a serem cidadãos obedientes as leis. As palestras seguem o idioma oficial filipino, chamado de tagalog. Mas para facilitar a compreensão, existe tradução para inglês, espanhol e português.

A maior parte da pregação é feita por Eliseo Soriano, a quem chamam de irmão, e que mora em Jurerê Internacional, Norte da Ilha. Em Florianópolis, Soriano e o presidente da igreja no Brasil, Daniel Soriano Razon, tem adquirido bens e imóveis, como hoteis e restaurantes na Ilha. Assim como é forte a segurança no local do encontro, os negócios são tratados com discrição.

A sede administrativa da Igreja de Deus Internacional fica no Rio Grande do Sul, mas em função dos negócios deve se transferir para Santa Catarina. Recentemente, a igreja fechou uma parceria com uma indústria e comércio de frutas tropicais com sede em Florianópolis, a qual será exportada para países do mundo onde a igreja está presente. Os primeiros dois países onde o produto desembarcará são mercados promissores: China e Japão.

Continua depois da publicidade