Santa Catarina continua em alerta por conta das chuvas que atingem o Estado a cerca de quatro dias. De acordo com a Defesa Civil, em ao menos nove regiões há risco alto para deslizamentos, inundações e alagamentos nesta quarta-feira (30).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O motivo para a formação do fenômeno é a instabilidade na atmosfera alinhada com circulação marítima. Por isso, nesta manhã, há previsão de chuva intensa e persistente, segundo a Defesa Civil, principalmente no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Já durante a tarde, a precipitação se propaga em direção ao Sul a Serra catarinense.

Risco de deslizamentos é iminente em todas as regiões de SC, alerta Defesa Civil

A previsão é de que as regiões acumulem entre 70 e 150 mm, podendo passar em alguns casos os 200 mm, principalmente na região da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Há risco alto para deslizamentos, enxurradas, alagamentos e inundações nas regiões do Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Sul, Serra, Litoral Norte, Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Meio-Oeste.

Mapa mostra regiões com risco para ocorrências por conta da chuva – (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Este é o quarto dia seguido de chuvas em Santa Catarina. Dezenas de cidades já registraram estragos devido ao fenômeno, principalmente no Norte e Vale do Itajaí. Ao menos sete municípios decretaram situação de emergência.

A situação mais grave até o momento foi o deslizamento em um trecho da BR-376, na divisa com o Paraná. Pelo menos dez carros e cinco caminhões foram arrastados pela lama e duas mortes foram confirmadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A rodovia segue interditada.

Serra Dona Francisca, também no Norte, foi interditada na noite de segunda por conta das chuvas na região, assim a Serra de Corupá, na BR-280, que foi interditada.

Continua depois da publicidade

Veja dicas de como se proteger

Alagamentos

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra

  • Inclinação de postes e árvores;
  • Qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência;
  • Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Leia também:

Deslizamento na BR-376 atingiu mais de 20 veículos e resgate pode durar dias

Vídeos mostram BR-376 alagada horas antes de grave deslizamento entre SC e PR

Confira rotas alternativas após interdição por deslizamento da BR-376 entre SC e PR