O colesterol é um problema de saúde que atinge cada vez mais brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 4 em cada 10 brasileiros já sofrem com isso. O quadro representa um risco silencioso, pois pode gerar infartos e outro tipo de entupimento das artérias que podem chegar a ser letais. Apesar disso, o colesterol é um tipo de gordura importante para o corpo humano.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Vale ressaltar que 30% disso é oriundo da alimentação, e ter cuidado quanto a isso é muito importante. Neste contexto, a linhaça é um grande trunfo para diminuir o problema.

O que é a linhaça?

A linhaça é uma semente proveniente do linho, uma planta de origem asiática da família dos Lináceos. Sua composição é feita de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína e 6% de carboidrato.

Continua depois da publicidade

Essa semente 100% natural tem vários benefícios, principalmente o combate ao colesterol, iremos abordar alguns desses abaixo.

Benefícios da linhaça

Assim como já foi dito, a linhaça é um grande aliado para a nossa saúde, tanto para a pele, o cabelo, a digestão e até a complementação de vitaminas. Antes de mais nada, a semente possui vitaminas do tipo C, D e E, magnésio, potássio, cálcio e fósforo. Contudo, no quesito colesterol, a linhaça é fundamental. Sua composição ajuda a baixar o nível do LDL, o colesterol ruim, da corrente sanguínea.

Ao mesmo tempo que sobe o nível do HDL, o colesterol bom, que facilita a circulação. Esse aumento acontece pelo bom nível de ômega 3 e ômega 6 da semente. Além disso, os fitoesteróis, compostos gordurosos derivados das plantas,  da linhaça tem um formato muito semelhante ao do colesterol, então se o corpo absorve a semente, acaba não absorvendo as moléculas de LDL. 

Continua depois da publicidade

Outro papel importante da linhaça é a facilidade na digestão, pois as fibras se ligam com as moléculas de gordura e fazem com que sejam eliminadas juntas na excreção, não ficando acumuladas no nosso organismo. Porém é bastante importante frisar que a linhaça é um auxiliar contra o colesterol. Então, não ser substituta de nenhum medicamento de uso contínuo contra a doença. 

Como a linhaça pode ser consumida?

Agora que já sabemos como a linhaça age para combater o colesterol, vamos abordar algumas das melhores formas de consumir a semente. 

Continua depois da publicidade

1 – Consuma com iogurte ou frutas

Dentre as possibilidades de ingerir as sementes, é possível utilizar tanto em sólidos quanto em líquidos. Uma possibilidade é triturar a linhaça e colocar no iogurte ou em um pedaço da sua fruta preferida. Além de dar uma bela textura, é uma bela opção para o café da manhã.

2 – Use em sopas e caldos

Em dias de temperaturas mais amenas, sopas são uma ótima pedida. E para quem quer experimentar uma textura diferente, a linhaça é uma boa novidade. O recomendado é uma colher da semente para cada copo de água colocado no caldo. As fibras presentes no derivado do linho encorpam mais o resultado final.

3 – Reforce seus sucos

Um suco natural é muito refrescante, não é? Pois a linhaça te dá a possibilidade de turbinar mais ainda essa experiência. As fibras da semente podem fornecer aquela sensação de saciedade depois de consumi-las. Te ajudando até a sentir menos fome.

Continua depois da publicidade

4 – Receitas diversas

Fazer algum tipo de bolo ou pão é sempre muito divertido, ver a união dos ingredientes e botar a mão na massa tem até um aspecto lúdico. Neste contexto, a linhaça combina muito bem com essa mistura, podendo ser o diferencial das suas massas.

Leia também

Os sinais de que a vitamina D está muito baixa no seu corpo

Café coado, instantâneo ou espresso? Saiba qual o melhor