Ficar parado pode ser mais perigoso do que estar acima do peso, sugere um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Segundo os cientistas, o sedentarismo pode chegar a causar duas vezes mais mortes do que a obesidade.

Continua depois da publicidade

Veja mais notícias sobre obesidade

Uma caminhada de 20 minutos por dia pode ser suficiente para reduzir o risco de morte precoce, afirmam os pesquisadores. O estudo foi feito com mais de 334 mil homens e mulheres europeus.

Para medir a relação entre a inatividade física e a morte prematura – e sua interação com a obesidade – os pesquisadores analisaram dados colhidos entre 1992 e 2000. Foram avaliados aspectos como altura, peso, circunferência da cintura e níveis de atividade física.

Continua depois da publicidade

Os participantes foram acompanhados durante 12 anos. Nesse meio tempo, 21.438 participantes morreram. Segundo os pesquisadores, 20 minutos de caminhada por dia – ou uma queima de entre 90 e 110 calorias – levaria um paciente do grupo inativo a reduzir o risco de morte prematura entre 16% e 30%.

– Embora tenhamos percebido que poucos minutos de exercícios por dia iria fazer a diferença, nós realmente deveríamos procurar fazer mais do que isso – disse o professor Ulf Ekelund, que liderou o estudo.