Dois novos integrantes do governo de Santa Catarina tomaram posse na manhã desta terça-feira em Florianópolis. Leonel Pavan (PSDB) assumiu a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (Sol). Já Vicente Caropreso (PSDB) agora comanda a crítica pasta da Saúde. Ambos foram nomeados em solenidade no Teatro Pedro Ivo. O governador Raimundo Colombo participou do evento.

Continua depois da publicidade

Caropreso, que só aceitou pegar a pasta duas semanas depois do convite de Colombo, foi o primeiro a ser empossado. Em seu discurso, falou em rever contratos e diminuir o custo dos serviços para, até o fim do ano, reduzir de forma considerável a dívida da secretaria, que estaria em torno de R$ 320 milhões. O adjunto Murilo Ronaldo Capela se manterá no cargo.

— Vamos ter de rever metas e contratos. Precisamos ser sinceros. Temos que ter um diálogo franco com as entidades. Não posso dizer que vou oferecer dinheiro, se o nosso dinheiro é finito – afirmou Caropreso.

A novidade, segundo ele, é a reformulação da pasta, que terá um segundo adjunto. O economista André Basso integrará a gestão para ajudar nas contas.

Continua depois da publicidade

Já o novo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, disse que nas suas primeiras ações pretende focar no turismo. Ao ser empossado, falou sobre a construção de postos para turistas e ampliação no setor em SC. Já na Cultura, área em que já recebeu duras críticas pela pouca experiência com o tema, o secretário disse que pretende lançar ainda esse ano (mas sem data certa) o edital Elizabete Anderle.

Em relação à reforma do Centro integrado de Cultura, Pavan não soube precisar.

— Há questões burocráticas, me parece, e ainda não estamos interditados.

O governador Raimundo Colombo também se manifestou.

— O ano de 2016 foi muito difícil. Esse ano vai ser melhor, mas ainda será difícil. Mesmo assim, estou confiante. Nós temos algumas obras importantes e não podemos deixar de construir e ampliar o serviço — disse o governador.