Os secretários municipais Ed Pereira (União Brasil) e Fábio Braga (PSD), que haviam sido alvos de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (18), em meio à Operação Presságio, foram afastados dos cargos pela prefeitura de Florianópolis horas depois. A saída foi anunciada pela gestão Topázio Neto (PSD) no início da noite e foi confirmada em edição do Diário Oficial do Município (DOM).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O primeiro deles deixa a pasta de Turismo, Cultura e Esporte, que passará a ser chefiada por Zena Becker. Já o outro secretário não está mais à frente da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, agora liderada por Eduardo Sardá, atual secretário-adjunto da Casa Civil.

— Ambos os secretários já estavam integrados nos projetos da prefeitura e vão dar seguimento ao trabalho sem prejuízo para a cidade — disse Topázio, conforme divulgado pela prefeitura.

Servidores comissionados da Câmara também são exonerados

O DOM ainda confirmou a exoneração dos dois servidores comissionados da Câmara Municipal que também foram alvos de busca e apreensão pela operação: Samantha Santos Brose, que é esposa de Ed Pereira e até então assessora parlamentar do vereador Marquinhos (PSC); e Gustavo Evandro Silveira Albino, que era secretário de comissão permanente do Legislativo de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A operação da Polícia Civil que fez buscas contra os nomes agora exonerados investiga um suposto esquema envolvendo crime ambiental de poluição, fraude à licitação, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro em Florianópolis. Foram expedidos, ao todo, 24 mandados.

A suspeita é de que os crimes tenham sido praticados por agentes públicos com participação de particulares, tendo como foco uma licitação para coleta de resíduos sólidos, conforme mostrou a colunista do NSC Total Dagmara Spautz.

Veja imagens da operação contra secretários de Florianópolis

Leia mais

“Não vou passar a mão na cabeça”, diz prefeito de Florianópolis após operação envolvendo secretários

Continua depois da publicidade

Os bastidores da operação policial no apartamento do secretário da prefeitura de Florianópolis