O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan, quer incentivar o turismo rural em Santa Catarina. O objetivo é mostrar que além das praias o Estado tem atrativos de visitação também no interior. Ele destacou que na região de Concórdia, onde já existem rotas de turismo da agricultura familiar, foram realizadas reuniões com cerca de 300 agricultores e as propriedades estão sendo cadastradas.

Continua depois da publicidade

Pavan disse que a secretaria está elaborando um plano estratégico para o setor. Já estão sendo formatadas duas rotas de turismo, uma na região de Concórdia, abrangendo também Itá, Seara, Peritiba, Piratuba, Ipira e Alto Bela Vista e outra na região dos Cânions, englobando Morro Grande, Praia Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul.

Na semana passada foi realizada uma reunião com a empresa Kriart, que vai prestar consultoria para os municípios dessa região, com elaboração de estratégia e plano de marketing. Pavan disse que a intenção é lançar material de divulgação no próximo ano.

Ele afirmou que uma propriedade com uma casa com quatro ou cinco cômodos onde vivem duas pessoas podem se transformar numa pousada. Há potencial para oferecer a alimentação típica como atrativo gastronômico. A secretaria também vai buscar linhas de financiamento junto ao BRDE para financiar melhorias nas propriedades.

Pavan afirmou que a ideia é divulgar o turismo rural junto com outras atrações de Santa Catarina em aeroportos e rodoviárias. Ele destacou que a intenção é buscar tanto os turistas nacionais, como os de outros países que vem para Santa Catarina atraídos pelas praias, mas que podem também fazer roteiros por outras regiões. Anualmente milhares de argentinos entram por Dionísio Cerqueira e vão direto para o litoral.

Continua depois da publicidade