O Centro da cidade é a sala de estar da nossa casa e é dessa forma que precisamos cuidar dele. A metáfora é do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, Dalmo Vieira Filho, para explicar as ideias que tem para revitalizar a região.
Continua depois da publicidade
A meta do arquiteto, um dos homens fortes do governo de Cesar Souza Junior (PSD), é transformar a região central de Florianópolis, a “alma da cidade”, segundo ele, em um dos mais vivenciados pelos moradores na comparação com outras capitais do país. Mas é com pequenas ações que ele pretende alcançar os ousados objetivos.
Dalmo defende a valorização das características de cada bairro para enfatizar o que só pode ser visto na Capital, o que diferencia Florianópolis de todas as outras cidades do Brasil e até de outros países. A proposta é o que ele chama de urbanismo sensível.
– É o que a gente procura quando viajamos pelo mundo, as identidades locais – afirma Dalmo.
Continua depois da publicidade
O DC convidou o secretário para caminhar pelo Centro e indicar pontos marcantes que ele pretende valorizar ou mudar. Durante uma hora e meia, Dalmo falou sobre pequenas ações que planeja fazer na expectativa de grandes resultados. Muitas delas em parcerias com os comerciantes do local, sem a necessidade de investimentos públicos significativos.
– Reconhecer esses valores já existentes é mais barato e mais eficiente que construir novos – diz.
>>> Confira o passeio, algumas propostas iniciais e o vídeo com o secretário





Além da restauração do piso, Dalmo diz que é preciso fazer o que chama de requalificação da praça. Uma das primeiras medidas seria uma intervenção paisagística na vegetação. O arquiteto também pretende estimular a realização de evento no local.
Continua depois da publicidade
>>> O que precisa para colocar em prática: Para revitalização da praça, o secretário pretende buscar parcerias com a iniciativa privada.
Kibelândia

Trata-se de um dos mais antigos estabelecimentos do Centro em funcionamento. Nesse espaço, a ideia do secretário é valorizar a gastronomia e a tradição do local. O plano de Dalmo é deslocar o estacionamento de motos para outro lugar e aproveitar o espaço para valorizar o restaurante.
>>> O que precisa para colocar em prática: A proibição do estacionamento pode ser resolvida com um ato administrativo da prefeitura.
Continua depois da publicidade
Bob?s da Rua Trajano

Mesmo sendo uma rede de fast food nacional, o Bobs da Rua Trajano já se incorporou à tradição do Centro. É a avaliação do secretário. A lanchonete é ponto de referência para Dalmo porque até este mês era o único estabelecimento do Centro que abria aos domingos. O arquiteto admite que esse é um sinal do abandono da região e da falta de segurança.
>>> O que precisa para colocar em prática: A reabertura aos domingos depende da negociação com o dono. Para estimular a movimentação no Centro, o secretário aposta em eventos de rua.