O governo federal deve recorrer ainda nesta segunda-feira da liminar que impede a pesca industrial da Tainha. O secretário Nacional da Agricultura e da Pesca, Jorge Seif Jr, contesta a restrição imposta a 42 embarcações industriais.
Continua depois da publicidade
— Estamos aqui para regulamentar e ordenar a pesca. Começaram os bombardeios judiciais, até que culminou na sexta-feira com uma ação contra a pesca da tainha. O mundo inteiro pesca tainha. A Austrália pesca há quase um século. No Brasil, infelizmente, essa invasão de ongs, essa judicialização, traz prejuízo aos nossos armadores. Por que esse pessoal não faz esse esforço para buscar recurso para pesquisa? – criticou o secretário.
A liminar foi concedida na sexta-feira ao Ministério Público Federal pelo TRF4, em Porto Alegre. A Advocacia Geral da União deve ingressar com recurso nesta segunda-feira.
O Ministério Público Federal questionou a capacidade de captura dos barcos licenciados e afirmou que parte das embarcações tiveram inconsistências nas informações prestadas ao governo sobre locais e períodos de pesca ao longo dos últimos meses. Caso a decisão seja descumprida, a multa é de R$ 500 mil por dia.
Ouça a entrevista do Secretário Nacional da Pesca à CBN Diário:
Continua depois da publicidade