O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, estará em Santa Catarina nesta sexta-feira (3). Segundo comunicado oficial do Ministério do Desenvolvimento Regional, a intenção é vistar áreas atingidas pelo ciclone na última terça-feira. O governo do Estado decretou estado de calamidade pública após os estragos, com nove mortes e pelo menos 135 cidades afetadas, de acordo com dados repassados até a tarde desta quinta. 

Continua depois da publicidade

Segundo o ministério, Coronel Lucas terá ao seu lado integrantes da Defesa Civil nacional para auxiliar nos trabalhos de resposta aos desastres provocados no Sul do país. Os técnicos vão auxiliar as equipes locais no levantamento dos danos e elaboração de planos de trabalho para a solicitação de ajuda ao Governo Federal.

Nesta quarta-feira, o secretário da Defesa Civil de SC, João Batista Cordeiro Junior, destacou que a pasta nacional já havia confirmado que iria colocar a sua estrutura à disposição. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também entrou em contato com os governador Carlos Moisés e dos outros dois estados da região Sul para reforçar o apoio. 

Uma entrevista coletiva está marcada para ocorrer nesta sexta-feira, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, a partir de 11h. A princípio, Coronel Lucas deve sobrevoar as cidades de Governador Celso Ramos e Tijucas, além de municípios do Litoral Norte catarinense. Há possibilidade de outras áreas no estado serem verificadas. 

> “Não sei nem como recomeçar”, diz morador que teve casa atingida em Governador Celso Ramos

Continua depois da publicidade

> Prefeito de Gov. Celso Ramos fala em R$ 100 milhões em prejuízo

> Tijucas decreta situação de emergência após estragos e três mortes causadas por ciclone

> Decreto de calamidade pública agiliza na busca de recursos, diz chefe da Defesa Civil em SC