O secretário municipal de Cultura, Luiz Ekke Moukarzel, que acumulava também a presidência da Fundação Franklin Cascaes, foi exonerado dos dois cargos na prefeitura de Florianópolis. A publicação aparece no Diário Oficial de terça-feira. A saída dele teria a ver com um pedido enviado à prefeitura pelo Ministério Público. Moukarzel estaria enquadrado na lei municipal da Ficha Limpa devido a um processo na Justiça do Trabalho.

Continua depois da publicidade

Assinada pelo prefeito em exercício, João Amin (PP), o decreto informa que a exoneração foi feita a pedido de Moukarzel. A assessoria da prefeitura disse que o secretário tomou a decisão pessoal de se afastar para fazer a sua defesa sem constranger o governo.

Amin lamentou a necessidade da saída do secretário e afirmou que Moukarzel demonstrou sua conhecida capacidade técnica e correção nas ações que empreempreu à frente dos dois ógãos.

Procurado para comentar o assunto, o agora ex-secretário disse que se posicionará sobre o assunto, em nota oficial, durante a tarde desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

A informação dentro da secretaria é a de que os funcionários foram pegos de surpresa pela decisão da saída do secretário.

Superintendente da Fundação Franklin Cascaes desde o início do ano, Moukarzel foi empossado em julho como secretário pelo prefeito Cesar Souza Junior. Deixa a prefeitura menos de três meses após ter acumulado as duas funções.

:: Perfil

Natural do Rio de Janeiro, Luiz Ekke Moukarzel tem 59 anos, é casado e mora em Florianópolis desde 1963. Formado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, graduou-se em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina-Udesc e especializou-se em Marketing pela Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul.

Continua depois da publicidade

Antes de assumir o comando da Fundação Franklin Cascaes e a secretaria de Cultura, atuou como técnico em assuntos culturais na Fundação Catarinense de Cultura e como assessor técnico na Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte. De 2009 a 2012 foi parecerista do MinC, onde realizou Capacitação em Projetos Culturais. Integrou também o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (2010 a 2012), representando a sociedade civil na área da música.