A próxima semana marcará a volta do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao Brasil. E desta vez ele estará em São Paulo, vendo de perto a tentativa de deixar a Arena Corinthians pronta para a abertura da Copa, em 12 de junho, com Brasil x Croácia.

Continua depois da publicidade

Valcke chegará na próxima segunda-feira, e no dia seguinte fará a vistoria nas obras. Além disso, deverá ter o primeiro encontro com Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, depois da tensa reunião do final de março na sede do Comitê Organizador Local (COL), que terminou em discussão por causa das estruturas temporárias. Apesar de todas as promessas do clube paulista, garantindo que vai bancar o custo de cerca de R$ 60 milhões, a Fifa ainda não tem informações concretas de como isso vai funcionar.

Os dois setores, sul e norte, atrás das goleiras do Itaquerão estão liberados para a construção das arquibancadas provisórias, depois que a Fast Engenharia reforçou as proteções coletivas e instalou redes onde os operários trabalhavam em situação de risco por causa da altura. Desta maneira, segue a esperança de que o estádio possa ser entregue até o final do mês que vem. Internamente, o COL trabalha com a data entre 20 e 25 de maio. O certo é que o local do primeiro jogo do Mundial será o último a ficar pronto. No roteiro da semana que vem, entre os dias 22 e 24, Valcke e sua comitiva estarão também em Curitiba, Cuiabá e Fortaleza.

A Arena da Baixada, que já foi uma grande dor de cabeça, teve uma melhora significativa com o avanço das obras. Depois das vistorias, uma grande reunião das autoridades da organização da Copa está marcada para o dia 25, aqui no Rio de Janeiro. Neste encontro, será feita uma atualização da situação das 12 sedes, quando a Fifa exigirá boas notícias sobre o entorno do Beira-Rio.

Continua depois da publicidade