O Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, foi empossado nesta quinta-feira como presidente do Conselho Nacional de Educação, órgão independente do MEC que tem como missão aprimorar e consolidar o ensino no país, assegurando a participação de todas as partes da sociedade. Deschamps ganhou força durante o processo de elaboração do texto da reforma do ensino médio, quando ainda era presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Continua depois da publicidade

Agora ele deixa o cargo para assumir o CNE, com o respaldo do governo federal e as críticas dos profissionais da área da educação. Entidades ligadas aos professores apontam falhas e falta de diálogo na reforma conduzida por Deschamps, que irá transformar diversas disciplinas que hoje são obrigatórias em opcionais.

O governador Raimundo Colombo participou da solenidade de posse de Eduardo Deschamps no CNE e afirmou que a indicação dele reconhece o trabalho desenvolvido pelo secretário em Santa Catarina. Agora presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps é doutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor titular da Universidade Regional de Blumenau, onde já foi reitor.