Com apoio das Forças Armadas e da Polícia Federal, o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, em entrevista ao jornal O Globo, assegura que já há cerca de 600 homens disponíveis para uma nova ocupação no Complexo do Alemão.
Continua depois da publicidade
A principal motivação da nova investida é a morte de três polícias militares de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no local este ano. Segundo Beltrame, ele esteve reunido na última sexta-feira com a cúpula das polícias para traçar uma estratégia de ocupação, com base em informações de órgãos de inteligência e de investigações sobre as quadrilhas que estão atuando na tentativa de atingir integrantes da UPP.
– Primeiro, queremos uma ação mais racional e menos traumática. Fazer uma reocupação com 500 ou 600 policiais não está descartado. Será que não podemos pôr 500 homens no Alemão ou no Juramento? Temos portas abertas em todas as instituições: Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, além do nosso pessoal. Temos que caminhar com o processo de pacificação, e ninguém vai nos impedir. Se entendermos que precisamos de algo mais maciço nas ocupações, iremos adiante – disse o secretário ao O Globo.