Empresários da região Norte sentiram um misto de frustração e expectativa após se reunirem com o secretário de infraestrutura Paulo Roberto Tesserolli França. O encontro foi realizado nesta quarta-feira para discutir soluções para a SC-418, conhecida como Serra Dona Francisca. O Estado se comprometeu a fazer obras de manutenção ainda neste mês, mas as entidades esperavam receber o anúncio de um projeto concreto para revitalização da rodovia. Por outro lado, ficaram contentes com a visita do secretário e esperançosas de que consiga viabilizar as melhorias necessárias.

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França e os empresários percorreram a rodovia durante a manhã, desde o entroncamento com a BR-101 até São Bento do Sul. Fizeram uma parada no mirante da serra e ainda presenciaram um acidente na altura da localidade de Rio do Júlio. Depois da vistoria, se reuniram para discutir as demandas da região e quais as soluções possíveis. O secretário se comprometeu a realizar uma operação tapa-buraco, começar a roçada da rodovia e fazer a sinalização necessária em pontos mais críticos ainda em maio.

Segundo França, uma equipe técnica da secretaria vai visitar a região na próxima semana para fazer um levantamento sobre a sinalização e já operacionalizar a execução. Antes será necessário realizar a roçada, que está paralisada. O problema é um recurso que existe entre as duas empresas habilitadas para executar o serviço e que deve ser concluído em breve, de acordo com o secretário.

— Ainda não tenho condição de falar sobre a iluminação e o mirante (que está desativado). Eu não vou assumir (o compromisso) antes de ter clareza e certeza quais são os recursos disponíveis — complementa.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul (ACISBS), Jonathan Roger Linzmeyer, é um dos envolvidos com a campanha de revitalização da Serra Dona Francisca. Ele esteve presente na reunião desta quarta-feira e ficou feliz de que a cobrança do empresariado começou a surtir efeito. Porém, confessou que esperava o anúncio de um projeto maior para a rodovia.

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— É obrigação, mas já está bom que ele se comprometeu ainda em maio a fazer toda a parte de roçada, sinalização e tapa-buracos. Gostaríamos que isso fosse frequente sem precisar anunciar um serviço desse que é obrigatório — aponta.

Segundo ele, a situação da SC-418 é precária e não será uma operação tapa-buracos que encerrará a mobilização da classe empresarial. A reivindicação é para a revitalização total da rodovia, incluindo aumento e manutenção da sinalização, limpeza constante das marginais, calhas e sistema de drenagem. Também serão buscados o conserto do asfalto nos pontos que apresentam rachaduras, a religação dos postes de luz hoje inoperantes, além de maior atenção ao posto da Polícia Militar Rodoviária.

Busca de recursos para revitalização

O secretário Paulo França também se comprometeu com os empresários de fazer um projeto para a revitalização da rodovia, para melhorar o turismo e o escoamento da produção. A ideia é buscar uma parceria para conseguir recursos e viabilizar as obras. Uma das intenções é tentar os valores junto ao Governo Federal, por meio de algum ministério.

Ele citou dois exemplos em que foram realizadas obras com a mobilização dos empresários e recursos do Governo Federal. Um deles foram os R$ 20 milhões junto ao Ministério da Integração para colocar em prática um plano de contenção da Serra do Rio do Rastro. O outro foi a duplicação da SC-403, no Norte de Florianópolis.

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— Acho que aqui é uma situação semelhante. Com a organização das entidades e a participação efetiva, eu não tenho dúvidas de que a gente vai conseguir alcançar o resultado.

Segundo o empresário Ivandro de Souza, um dos organizadores da reunião desta quarta-feira, o secretário vai precisar ter muita criatividade para conseguir fazer a revitalização em função das dificuldades que tem o Governo do Estado.

— Eu acho que ele sai daqui com uma impressão real da necessidade urgente de dar um tratamento para a Serra Dona Francisca.

Ivandro também se mostrou confiante de que será possível buscar alternativas para ter novamente uma rodovia bonita e segura, com o apoio do empresariado e da população do Norte catarinense. Para ele, a situação da serra é muito triste diante da importância que tem para a região.

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