Responsável por uma das áreas mais importantes para a população, Elson Quil Cardozo (PP), estará a frente da gestão da Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Continua depois da publicidade

Com um currículo reconhecido por trabalhos sociais e voluntários que desenvolve na região, o pepista reúne os critérios estabelecidos pelo prefeito Dieter Janssen (PP) para a indicação.

Cardozo corresponde aos interesses políticos da nova administração por ser um filiado de confiança do partido. Nada melhor do que quem ajudou na elaboração o plano de governo para contribuir para executá-lo. Com formação acadêmica e experiência profissional, ele se sente preparado para comandar a secretaria com segurança.

Como metas a serem executadas nos cem primeiros dias de governo, Elson quer: manter e otimizar os programas de assistência ao estudante; fortalecer o programa de bolsas de estudos para graduação e pós-graduação; promover seminários com dinâmicas motivacionais, visando melhoria da performance dos professores; e capacitação contínua para educadores e demais funcionários.

Segundo o secretário, a educação precisa ser planejada para saber em quanto tempo os objetivos do plano de governo serão executadas.

Continua depois da publicidade

– Todas as metas de governo são metas que vamos perseguir o tempo inteiro para que a gente possa cumprir. O plano de carreira dos professores precisa ser estudado e melhorado. Já abrimos conversas com o pessoal do sindicato para cuidar disso.

Relação com Dieter e o Partido Progressista

– Me filiei ao PP quando Dieter era vereador em 2007. Como educador, achava que me faltava essa participação política. Em 2008, quando Dieter terminou o mandato de vereador e o partido decidiu sair de chapa pura para disputar a majoritária, Dieter era o candidato a prefeito e eu a vice. Foi aquela candidatura de 24 horas em que o Dieter desistiu por falta de apoio.

– No fim das contas, me candidatei a vereador e recebi 720 votos. Não investi em campanha porque não tinha intenção de me eleger. Foi então que viram meu potencial para trabalhar na executiva e de lá pra cá venho trabalhando no diretoria. Me considero uma pessoa muito tradicional e fiel. Mesmo que eu tenha sido convidado por outros partidos, permaneci no PP por acreditar no projeto da sigla e por ter me tornado amigo pessoal do prefeito.

Escola em tempo integral

– É uma das coisas que mais defendi nas reuniões do plano de governo, mas com objetivos diferentes do que se está acostumado. Nós pensamos um nome mais comprido, mas que é mais fácil de entender: educação integral em uma escola de tempo integral, mas acima de tudo uma escola integrada. São três coisas diferentes e nosso projeto é fazer isso de forma gradativa.

Continua depois da publicidade

– Ou seja, vamos ampliar para toda a rede. É um desafio grande. Dentro das propostas, essa talvez seja a mais importante do plano. Toda educação tem que funcionar e atender o principal, mas esse tipo de escola é uma paixão nossa. Das 31 unidades, apenas duas tem ensino integrado.

Inovação

– Uma das nossas preocupações era fazer com que a secretaria atendesse os problemas de ordem social. As escolas encaminham ao conselho tutelar e fazem bem isso, mas não agem dentro da unidade. A secretaria, no máximo, recebe uma comunicação. Queremos fazer ações dentro da escola para que a criança ou o adolescente melhore. Nossa intenção é atender a todo universo familiar. Temos uma pessoa com experiência nessa área que vai comandar o trabalho.