O secretário americano da Defesa, Jim Mattis, disse nesta sexta-feira (15) que os Estados Unidos permanecem “atentos” sobre o tema nuclear da Coreia do Norte, apesar de a cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un ter aberto “um possível novo caminho para a paz”.

Continua depois da publicidade

O histórico encontro “demonstra que “‘o passado não tem de definir o futuro'”, afirmou Mattis, falando da cidade de Newport, em Rhode Island (leste dos EUA), repetindo uma frase usada por Trump na cúpula.

“Apesar de hoje existir um novo possível caminho para a paz com a Coreia do Norte, continuamos atentos, na busca de armas nucleares em todo o mundo”, disse o chefe do Pentágono, que presidiu uma cerimônia de graduação de uma escola de guerra.

A prudência de Mattis contrasta com a segurança do presidente dos Estados Unidos, que garantiu ter “resolvido em grande parte” o problema nuclear da Coreia do Norte.

Continua depois da publicidade

“Isso é uma coisa muito importante. Agora, posso ligar para ele. Dei para ele um número muito direto. Ele agora pode me ligar, se tiver alguma dificuldade. Temos comunicação”, comemorou.

Depois das críticas dos últimos dias, o magnata republicano disse que sua histórica reunião com Kim, em 12 de junho, havia permitido estabelecer um “processo de verificação muito forte” do desmantelamento do arsenal da Coreia do Norte.

* AFP